Windows XP vs FFmpeg e Mplayer

logo_windows

Vamos lá… Mais uma vez ajudando nossos amigos usuários Windows !
Para aqueles que não leram a máteria sobre  Windows XP vs Linux Ubuntu podem acessar clicando aqui.

Mas ainda há aqueles que preferem o windows, não sei porque se tudo nele é mais complicado, mas vamos lá !

Existe uma certa dificuldade de usar o FFmpeg em ambiente Windows. No linux, basta digitar na linha de comando ffmpeg “mais os parametros” ou até mplayer “mais os parametros“, infelizmente Windows é tão bom, que vai nos  dar um pouco mais de trabalho ! O motivo disso ? Simples… Porque o FFmpeg e o Mplayer ( derivado do ffmpeg ) forão desenvolvidos dentro do Linux. Como o código é aberto, é possível achar algumas versões compiladas para Windows.

Vamos agora por a mão na massa !

Para quem não leu a matéria FFmpeg: Solução ideal para Áudio e Vídeo, o FFmpeg pode ser obtido pelo link: https://rafaelbiriba.com/ffmpeg-r16537-gpl-static-win32.zip

Para ficar mais acessível, extraia o arquivo .zip na área de trabalho, depois abra o bloco de notas ( Iniciar > Executar > Digite cmd > OK )

Com o terminal aberto, devemos agora entrar no diretório do ffmpeg.

Acesse a pasta digitando:
cd Desktop/pasta_do_ffmpeg/

Agora com o diretório do FFmpeg aberto pasta digitar:
ffmpeg.exe mais os parametros desejados

Com o Mplayer será bem parecido, basta extrair na área de trabalho ( mais acessível ), entrar na pasta do Mplayer no terminal e digitar mplayer.exe mais os paramentros.

Só gostaria de ressaltar, e reafirmar a facilidade desta operação quando realizada em Linux. Já vou adiantando que nem todos os Codecs tanto de vídeo como áudio, não estão disponíveis para a maioria das compilações Windows. Hoje mesmo, tive um super-problema para rodar o codec de vídeo libdv no Mplayer numa máquina Windows, e a unica solução que eu consegui achar foi: não usar o codec libdv. Logicamente arrumei uma outra saida com outro codec utilizando ffmpeg e o codec dvvideo. Porém existe muitos outros que não estão disponíveis.

Meu conselho: Eu já dei.. use Linux… Para quem se recusa de qualquer forma, também já disse que é possível utilizar rodando de um CD, também é possível instala-lo num pendrive e até mesmo rodar junto com o Windows ( Dual Boot ). Opções é que não faltam… Agora cabe a você avaliar qual vai ser mais útil para você trabalhar e usar…

Share