5 bons motivos para você não perder tempo com travian ou outro jogo web browser

Estou para escrever este post há muito tempo, desde que parei de jogar travian.

Joguei travian por mais de 4 anos… Comecei em 2005 em servidores americanos, depois fui pros BRs da vida e joguei até meados de 2010…

Fui general de ataque, de defesa, lider de aliança TOP 3 (nunca fui lider de aliança top 1 =/), já cuidei de WW (como sitter), já fui dono de WW, ja tive 500 mil soldados mortos num ataque suicida, ja gastei muito dinheiro pra usar os bonus do travian, ja coloquei despertador pra acordar de madrugada e construir algo, e por ai vai…

Como podem ver, minha experiência com o travian foi muito grande, e lá no jogo eu fiz amigos na qual eu converso até hoje pelo msn/facebook…

Porém, é um jogo que deixa um certo vício, e o que você ganha de um lado, você perde de outro…

Perco as contas de quantas festas, encontros com amigos, futebol, passeios, e até natais em familia eu perdi pra jogar travian, isso sem falar do dinheiro e tempo investido…

Em 2011 eu tentei voltar pro travian, e me deparei com a nova versão (que até então não conhecia), onde o seu herói fazia uma espécie de “missões”…

Por isso eu resolvi publicar alguns motivos bem destacado e explicado para convencer alguns jogadores a mudar sua forma de pensar com relação a esse e outros jogos do mesmo estilo (ikariam, thecrims, imperiaonline, bitefight e por ai vai…)

Vamos lá:

1˚ motivo: Perda de dinheiro

Escolhi começar por este ponto, que pra mim foi o mais marcante… Eu gastava as vezes mais de R$ 100,00 por mês comprando ouro para poder investir na minha conta.

O que muitas pessoas não sabem, é que o objetivo de todos esses jogos online é arrecadar dinheiro… Você achou um jogo muito legal ? É divertido e emocionante ? E ainda é de graça ?? Até pode ser, mas dá uma verificada se não tem a opção de comprar alguma coisa, como ouro por exemplo, para acelerar uma construção ou aumentar seu poder de ataque.

Pra você ter uma ideia… Existe uma plataforma de pagamentos online, para os jogadores do colheita feliz poderem comprar créditos: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/criadora-do-jogo-colheita-feliz-lanca-plataforma-de-pagamento-online

No caso do travian, a corrida para crescer a conta logo no inicio do servidor é muito grande… Usei muitas vezes construir imediatamente, bonus de ataque, bonus de defesa, troca npc no mercado e por aí vai…

Agora você já sabe… Todos esses jogos “gratuitos” estão aí para proporcionar muito divertimento e com isso gerar muita ansiedade… Porque esperar muito tempo para passar de nível, produzir mais, crescer sua vila, se você pode comprar algumas moedas (ouro do jogo) e subir “mais rapidamente”… Depois isso vira um vício, e usar dinheiro no jogo passa a ser “essencial”.

2˚ motivo: Perda de tempo

Esse é um ponto muito bom também… Você que ainda joga travian e está lendo isso, já colocou um despertador para acordar de madrugada e construir alguma coisa ??

Eu sei que hoje em dia tem scripts (eu até já postei muita coisa sobre isso), só que antigamente os scripts não eram tão populares, então tinhamos que acordar de madrugada para fazer algumas coisas, ou desviar as tropas de um ataque forte…

O problema não é só as madrugadas não… Quantos sabados eu perdi jogando travian, já passei o natal jogando travian. Como em epocas de natal e ano novo acontece uma trégua no jogo, os jogadores “mais espertos” costumam aproveitar esse tempo e crescer ainda mais as suas vilas…

Agora, no caso do travian, the crims, ou seja, esses jogos onde o servidor é reiniciado de tempos em tempos, é a perda de tempo total !! Você já parou pra pensar que se mata jogando travian, dá quase a sua vida pelo jogo (tem até gente que as vezes acha que é real) e depois de uns 6 meses o servidor é resetado e tudo começa DE NOVO !! Isso mesmo… Joga seu esforço no lixo e começa de novo !!

3˚ motivo: Influência na sua vida pessoal

Este ponto está diretamente ligado ao anterior… Mas preferi tratar como um ponto separado…

Eu jogava travian todo sábado, domingo e feriados… Depois que consegui um telefone com internet, ai as coisas melhoraram… Eu passei a jogar também nos momentos onde eu estaria fora de casa…

Vida pessoal ?? O que é isso ? Pra que amigos se eu sou o lider geral de uma aliança e estou mandando em 500 jogadores ?

Era assim que eu via algumas pessoas agirem, e por muitas vezes eu me pegava fazendo isso… “Ir pra praia ?? Logo hoje que iram liberar os monumentos no travian… Não posso perder essa chance…”

4˚ motivo: Vício no jogo

Acredito que a esta altura você já esteja imaginando que vício pelo jogo são todos os pontos anteriors somados…

Mas ainda pode piorar…

Primeiro vamos ver o que significa vício:
Vício (do latim “vitium”, que significa “falha ou defeito”) é uma tendência habitual para certo mal, sendo oposto à virtude. 

Ou seja, vício é uma coisa que te faz mal, ou que te prejudica… E era isso que estava acontecendo… Matar aulas na faculdade estava sendo frequentes para poder me concentrar no jogo… Ficava horas no laborátorio usando o computador para tentar salvar uma aldeia de um ataque ou capturar a aldeia de alguém…

Eu estava prejudicando meus estudos com esse vício… Será que o jogo é tão bom que vale esse sacrifício ??

5˚ motivo: Sacrifícios em Vão

Isso mesmo… Como último ponto, tudo isso é em vão…

De uns anos pra cá, começou a surgir scripts milagrosos onde você pode fazer uma fila de construção, desviar tropas automaticamente, baby sitter que joga pra você…

Então acordar de madrugada não fazia mais sentido, pois eu estaria me sacrificando para jogar honestamente enquanto gente por ai estava investindo em scripts que são muito mais eficientes…

Agora com as novas versões do travian, alguns scripts vem sido detectados e o jogo tem melhorado quanto a isso. Mas junto com essas novas versões, vem piorado por outro lado.

Logo logo, se já não tiver acontecendo, você poderá usar ouro para comprar itens para seu heroi… Durante muito tempo os beneficios pra que usava dinheiro no jogo vinha sendo pequenos… Só que agora, jogar usando dinheiro pra quem quer ser bem sucedido tem sido quase que uma obrigação.

Foi por esse mesmo motivo que eu parei de jogar GunBound, porque o pessoal com dinheiro investia pesado no jogo e quem jogava sem gastar nada não tinha chances…

Quer fazer um teste ?? Experimente jogar travian sem usar scripts e sem usar dinheiro, sem acordar de madrugada, sem sacrificar a faculdade, e sem se ausentar para sua familia e seus amigos… Sabe o que vai acontecer ?? Sua aldeia não vai crescer, não terá tropas para defender a aldeia, e dentro de alguns dias, alguem vai começar a te atacar, roubar seus recursos, e com isso não vai mais conseguir jogar…

Então fica fácil de fazer a conta… Sem vício = Sem jogo !

Sei que vai ter gente comentando aqui que joga travian, não é viciado e não gasta dinheiro, mas eu tenho certeza absoluta que não é um jogador forte, e que provavelmente está sendo atacado.

O ponto que eu estou querendo colocar aqui, é que por mais que não seja um vício, o tempo que você gasta no travian poderia ser investido em outra coisa (leitura de um livro, esporte, ou até mesmo em um jogo, mas que seja um que não tenha a opcão de ‘gastar dinheiro loucamente’, exemplo: Civilization, GTA ou os mais simples WAR online, xadrez, etc… )…

Apesar de qualquer jogo ser perda de tempo, você jogando Civilization, Call of Duty, etc… você vai estar se divertindo, jogando online, com jogadores que não estão usando dinheiro para ser melhor que você e nem estão roubando (ou ao menos não deveriam, rs). Mesmo assim ainda voto em ler um livro, aprender algo no computador, estudar, etc…

Foi pensando nisso que eu vendi meu XBox, ainda sinto falta dele. Foi uma decisão muito difícil, mas tenho tido mais tempo para aprender coisas novas e para meu lazer (por exemplo, estou começando a entrar na área de Aeromodelos, com helicopteros elétricos, assunto para uma outra ocasião…)

Bom, espero ter conseguido compatilhar bem minha experiência e minha opnião sobre o assunto. Se um dia eu consegui, espero que você, jogador de travian, consiga escapar disso também. =)

Não deixe de comentar… Adoraria ler o que você pensa a respeito disso…

Share
  • Marcos

    Eae, cara gostei do seu depoimento, tb ja fui viciado em jogos onlines, uma coisa q me ajudou muito foi fazer cursos tipo kumon(http://www.kumon.com.br/), n sei vc ja ouviu fala la vc aprende ingles, matematica e portugues e tem em todo o Brasil é so ter humildade de começar pq começa no nivel facil, e é legal pq é tranquilo e com o tempo vai ficando mais dificil e pra min funcionou melhor que escola, acredito que isso sim seja motivo para dedicarmos para o meu e o nosso futuro, mas nem por isso nos paramos de jogar ne =p As vezes jogo um cs ou um runescape e talz 1 – 2 horas, abraço, gostei de suas palavras tb ja joguei trivian so q bem pouco.

    • Que bom que concordou… A idéia do curso é muito boa sim… Que fique como dica para os demais leitores 🙂

      Já eu preferi estudar por conta própria alguns assuntos da minha área (informática) que com certeza foi muito mais “útil” do que esses jogos…

      E também concordo com você… As vezes precisamos dar uma jogada para distrair… Call of Duty, Fifa… A questão é só saber a hora certa de para 😉

      Abraços,

  • vai se ferrar arrombado !
    vai jogar barbi

    • Haha… Esse aí é um dos viciados em Travian…. Vai lá amigo, seu futuro será muito promissor !!

      • matheus

        podia ta roubando,ta vendendo droga,mas não tô jogando travian

        • Carla

          Dá no mesmo meu caro! garanto que você deve ser desses moleques que já deu até na cara da sua mãe!

      • matheus

        o tempo q vc jogava travian antes agora vc tá nos xvideos né

      • matheus

        Nossa e vc é quem Silvio Santos?

      • Cauê

        Cara você é idiota ou o quê?Não é porque eu jogo um jogo de ESTRATEGIA,que vou ficar burro!Futuro das pessoas é se ela decide viver ou não!

        • cara meu vc nao entendeu o que o rapaz escreveu mas se nao entendeu eu esplico: vc perde tempo jogando como poderia tar fezendo uma coisa que preste , vc gasta dinheiro com o jogo o que é uma idiotice pois poderia tar gastando com livros e escolas boas para ter um futuro bom

    • kk,,,, deve ter um QI bem baixo esse. rs.

  • Hitman

    gostei do seu depoimento, joguei travian ano passado e no meio do ano enjoei, quando jogava nunca tinha comprado ouro, nem madrugado e nem nada de deixar de sair por conta do travian, mesmo não sendo poderoso por conta disso, eu me divertia sim e eu nem era tanto atacado só fui umas 7 vezes nesse período mas eu tinha uma tropa razoável pra poder defender então o povo nem me atacava muito
    voltei a jogar semana passada e não pretendo ficar viciado

  • Saulo

    Oi,

    Eu sou um dos jogadores viciados em Travian, joguei servers Pt parei durante um ano porque precisava de tempo, e se voce tem dinheiro e não tem tempo, é dinheiro jogado fora.
    Tudo o que voce falou faz sentido, tambem deixei de fazer provas na facul pra salvar aldeias, fazer ataques ao segundo e por ai vai…
    Bom voltei a jogar, não me dedico tanto quanto antes ao jogo mas estou aí no Br4. nick: colono. Se quiser faz uma continha lá no +/- e manda igm !!! ;D

    • Se eu voltar a jogar, eu sei que vou ficar viciado de novo… Prefiro nem arriscar…

      • dalbert

        cara se vc nao tem auto controle sobe si e gasta dnheiro é pq nao taem a capacidade de jogar normalmente por passatempo entao vc fez o certo em parar mas o travian é um jogo otimo é so saber se controlar
        br4: demolash
        br6: demolash tudo no -/-

      • matheus

        Cara não sou top,nunca usei com script e nunca dei um tostão pro jogo,e ao contrario de vc eu não fikei viciado,eu estou numa grande aliança a maior do server e só acesso de manhã,o resto do tempo eu estudo e trabalho.

      • matheus

        continuando:arranjei uma namorada e amigos no travian,não faz bem vc ficar tirando uma de intelectual e se achando melhor q os outros só pq parou,vc é q num sabe se controlar e se vicia fácil

      • cara faz bem pq o jogo n é bom nda já joguei 1 vez e achei uma coisa meio que sem graça , prefiro 11×11 urbar rivals ojogos dragon city no face e goodgame gangster, todos eles podem gastar dinheiro mas eu nunca gastei e nunca vou gastar pois já enjoei de todos menos do gangster e do dragon city, nunca vou gastar com ouro nem com gemas mas recomendo a jogarem se n ficarem viciados como eu n fiquei. vlw

  • roni84

    sou vicio, mais concordo completamente..mais acho dsperdicio gastar com jogos… nunca gastei e já joguei varios jogos como tribal war onde ja jogo a 4 a 5 anos.. e nunca utilizei…

    • Mas tenho certeza que jogou esse tempo todo, não gastou dinheiro, mas perdeu tempo e ainda ficou longe de ser o melhor, porque o melhor mesmo divide a conta com 3 pessoas e gasta uma furtuna por mês com ouro…

      • Marcelo

        Só jogar com scripts dã,e a propósito são muito raros de ser detectados pois mesmo que peguem como vão saber se vc fica on o tempo todo pois vários dividem conta ou outras desculpas.Essas regras do travian são uma comédia,uma amiga minha ja jogou com 7 contas(só 3 prosperaram) e nunca foi banida.

        • Marcelo

          e a propósito,vc provavelmente gasta dinheiros em viagens para se divertir e etc,o mesmo ocorre com travian e qualquer jogo por ai.Porque perder seu tempo não indo bem e desanimado,doque jogar com gold animado e etc

  • Parabellum

    Olá caro Rafael! Meu amigo, vc está certíssimo em tudo que diz, parecia que eu mesmo havia escrito tudo o que vc disse. Cada evento, tipo: despertador de madrugada, compra de ouro, deixar de fazer outras coisas, (às vezes até as mais necessárias, tipo: comer, dormir ou até outras “coisas”, sim, isso mesmo que vc está imaginando, kkkk!), ou fazê-las menos vezes ou em menos tempo, etc. Apenas como curiosidade, já estive em locais sem internet, e tive que fazer interurbanos até de madrugada para parentes e amigos logarem e darem alguns inputs nas minhas contas, (gente que nunca ouviu falar em Travian!!!), já tive também algumas vezes que subir na laje de vizinhos de parentes quando em férias ou viagem, só pra pegar sinal no modem wireless pra poder logar, e isso de madrugada, no frio, com chuva e sob picadas impiedosas de mosquitos, afinal, se não o fizesse ficaria de bola amarela, e as tropas morreriam de fome, rsrsrs… Bom, acho que já deu pra vc e os demais terem uma ideia de a que ponto chegamos só pra prevalecer no jogo né, hehehe… Jogo Travian há mais de 3 anos, e não duvide, já cheguei a atuar em até mais de 20 contas simultâneas, entre as minhas em vários servidores do Brasil e do exterior, e as que sitava nos mesmos servers… Agora sou um jogador “top”, como vc disse: ninguém se atreve a me atacar, e ataco livremente. Já fui General e Conselheiro em ally academia, respondia centenas de IGMs dos “noobs” por mês, ensinando os outros a jogar, etc… Agora me especializei em destruir WWs inimigas quando estão acima do nível 95. Estou no meu último server. E não vou jogar o mundial, para o qual já estou classificado, vou abrir mão do direito de participar do mesmo. Vou focar o tempo em outras coisas, pois o jogo já anda me atrapalhando a vida, e recebo reclamações da família, rsrsrs… Mano, é isso, valeu o seu depoimento, me ajuda na decisão de parar. Um grande abraço pra vc e pra todos os que leem o seu ótimo blog!

    • Cara,

      Como ex-jogador travian, devo dizer que tu parece ser muito dedicado que nem eu fui. Ser TOP no travian é bem dificil mesmo.

      Agora, analise bem o tempo que você investe nisso, e no que poderia estar fazendo para seu crescimento intelectual.

      Ler um livro, ou estudar alguma coisa pode ser feita pelo computador também. Não pense que quando digo “ler um livro” não possa ser pelo PC.

      Procure se especializar em alguma coisa, há diversos sites de cursos onlines, video de passo a passo de tudo que você possa imaginar no youtube.

      Qualquer coisa vale mais a pena do que gastar tempo com algo que não dá futuro nenhum…

      Espero que um dia consiga se libertar do vício 😉

      Abraços…

      • Parabellum

        Sim, pode me considerar liberto desde já, hehehe… O server está no final, naquela fase das WWs caindo e os hammers (troopers…), acabando junto. Tanto já está decidido que quando comprei ouro pela última vez, o fiz só na quantidade que julguei ser suficiente pra chegar ao fim do server. Parte do benefício já chegou, já estou lendo um livro e instalei xadrez no meu note pra poder passar tempo melhor. E vou até poder descansar mais, isto mesmo: fazer nada, um adepto parcial do “nadismo”, kkk! Também vou voltar a correr, ando até meio gordinho e sedentário por conta de tudo isso. Bom mano, vlw muito estes seus inputs. Abração!!!

        • Se estiver na faculdade, vai estudando as materias… Se ainda não estiver, vai estudando alguma coisa…

          Xadrez ajuda a aprimorar o raciocinio… Aprenda a jogar bem, veja na internet os “macetes” e aberturas e depois vá jogar online… É o tipo de jogo que vale a pena jogar online, pois cada jogador joga de um jeito diferente…

          SE quiser, crie uma conta no site: http://gametrack.ig.com.br/

          Costumo passar umas horas jogando WAR lá… Aposto que vale mais a pena do que o Travian 😉

          Abraços e bom proveito ai do tempo livre 🙂

          • Karocan

            Xadrez é sim um dos poucos jogos que realmente valem horas do seu tempo, sei que muitas pessoas acham que é coisa de NERD’s CDF’s e coisa assim, mais podem esquecer esses tipos de esteriótipos, muitos jogadores de xadrez são ótimos em esportes físicos como futebol, basquete, etc…

            VOLTANDO AO ASSUNTO
            eu jogo xadrez a 8 anos (tenho 14) e gasto 5 horas de todos os dias da semana para treinar, ler livros a respeito, é um esporte barato e divertido, e como vc mesmo disse o xadrez aprimora o raciocínio, e alem disso melhora a capacidade de memorizar, habilidade de calculo, entre outros benefícios, eu jogo torneios e ja viajei muito pelo brasil.

            kkk acabei fugindo do assunto novamente, achei o post simplesmente perfeito, pois muitos vivem essa realidade, eu jogava combat arms antes de encher de tanto hacker kkk e me arrependo muit de perder tempo com jogos que não dão futuro nenhum. novamente lhe dou os parabens pela iniciativa e por conseguir largar esse jogo.
            abrass

            • Karocan

              parabellun se acha que estaa bom comece a jogar no buho21 um dos melhores sites de xadrez gratuito

            • Já foi provado por muitos estudos aí que o Xadrez melhora a forma como a pessoa raciocina, e no caso de crianças e adolescentes, conseguiram provar uma melhora significativa no desempenho em matérias como matemática, depois de um tempo jogando xadrez…

              Para quem não sabe, xadrez é bem mais avançado do que dama. Não basta apenas saber os movimentos das peças, mas existem estratégias, dicas de ataque e defesa, e ainda, ao jogar você precisa “prever” o proximo movimento para armar uma estratégia…

              Para quem ainda joga travian dizendo que não atrapalha em nada… Bom despedício de tempo para vocês…

              Conforme o nosso colega acima falou, quando eu me aposentar, volto a jogar Travian…

              Abraços a todos…

              • Cauê

                TRAVIAN tbm estimula a estrategia e raciocinio!

        • Celino

          Parabellum tá hoje no server 19, é o jogador mais forte da Revoltz. Esqueceu-se do input :/

          http://ts19.travian.com.br/spieler.php?uid=5495

      • Marcelo

        se o jogo é de estratégia ele te da mais logica,assim como no xadrez(jogo com os dois).Como simplesmente calcular a hora que a tropa que te atacou chegue na aldeia dele para que a sua chegue junto,calcular quanto de cereal te dará uma crop junto com os oasis(apesar de ter os preguiçosos e retardados que não conseguem nem fazer uma conta e ainda diz que se esforça pra estudar

      • Gabriel

        ola rafael,bom eu jogo este jogo,mais por diversão,nunca larguei nada,divido conta com outros 2 otimos players(eles colocam gold uhu)emfim,concordo como que diz,mas n sou viciado,jogo mais com moderação …abraços

  • Henrique

    Velho eu acho que tem como jogar sem ser viciado, é que no seu caso vc éra viciado demais, mas penso que da para dosar a ponto de jogar apenas por diversão, isto é não perder horas jogando em detrimento à nossa vida social ( por exemplo). Mas valeu a iniciativa do post! Abraços !

  • hayemiranda2012

    isso tudo e verdade eu acho ate um disperdicio de dinheiro compra creditos para jogos e concordo com tudo,MAS PORQUE TEM UM ANUNCIO DE JOGO AI NO FINAL DO POST???voce nao estaria fazendo pessoas a jogar esses jogos que voce acabou de falar!!!!1

    • O ANUCIO que aparece no final do POST ou é do submarino.com.br ou é do programa de anúncio do google… Se apareceu um anuncio de algum jogo online, é porque é o assunto que você mas pesquisa no google. Os anúncios que ele mostra é baseado no seu interesse (analisando as buscas)…

      Abraços,

  • Paulo

    Por um lado ele está certo, travian gasta muito tempo, dinheiro e sacrifícios.
    Por outro, travian é uma questão de saber administrar seu tempo, assim como tudo em nossa vida.
    Mostro meu exemplo, trabalho pela manha até duas horas, depois disso fico um tempo no travian, estudo durante isso.
    A noite faço faculdade, direito, até hoje(Jogo desde a primeira versão) não tive problemas quanto ao tempo, jogo travian e sou feliz, mas também não sou contra os que criticam, digo apenas que é tudo questão de organização.

    • Não é questão apenas de organização… É perda de tempo literalmente… Correr na praia = perda de peso… Ler um livro = Conhecimento… Jogar Xadrez = Melhora do raciocinio…

      E jogar travian ?? = Dor de cabeça, e reset do servidor de 6 em 6 meses, ou seja muita dor de cabeça pra ser jogado fora de 6 em 6 meses…

      • Cauê

        Porque mocinha?Não pode ter uma dorzinha de cabeça se não morre…oh!Travian é estratégia é pensar antes de falar asneira!!

  • douglas

    eu acho que jogos que ao passar do tendo voltao a zero sao muita perda de tempo e ainda quem nao gastar dinheiro ou ate mesmo dividir a conta nao tem como chegar perto dos 100 primeiros eu ainda nao fui tao viciado em no jogo travian mas ja gastei um pouco de dinheiro em outros jogos, mas tem jogos que sao bons de jogar pois nao voltam ao zero mas ja acho que para quem nao consegue ficar sem jogar uma boa opçao é os jogos menos viciantes ate mais daqui apouco vou dormir to esperando meu edificio que vai ficar pronto em 30 minutos terminar

  • Nietzsche Maclouly

    Eu gosto de jogos. Ja joguei de tudo na vida, desde poquer apostado, até palitim no buteco. Travian é um jogo espetacular ja fui TOP 5 com 2 medalhas de top salteador e 2 medalhas top atacante nas primeiras semanas de jogo. Depois cancelei minha conta por não dar conta de manter o mesmo padrão. Quando eu me aposentar a primeira coisa que vou fazer é jogar um server serio novamente de travian, pois no meu atual estilo de vida, para jogar serio, é impossivel. quem gosta de de jogar qq coisa leia o livro: O jogador de Dostoieviski, excelente livro.

    • Concordo totalmente com você!! Só quando me aposentar…

  • Jos

    Muito bom seu artigo, concordo com tudo. Já joguei muito também, de vez em quando da vontade de voltar e tem até hora que eu crio conta e jogo por alguns dias, mas quando percebo o quanto tempo eu perco jogando e pensando no que fazer até quando não estou online, eu logo apago minha conta. É um jogo que toma muito tempo por ser extremamente ofensivo, se você parar de jogar por alguns dias, adeus, pode largar o jogo. Não me lembro de nenhum outro jogo que tenha essa característica tão carcereira, isso tranforma um jogo muito bom em um jogo ruim.
    Obs: eu tinha acabado de colocar Travian no google pra ir la criar outra conta e começar a jogar de novo, ai vi seu artigo, acabei desistindo, kkkkkk

  • Felipe

    Olha cara, o que vc escreveu é ponderavel, só que podemos jogar usando o “celular” e podemos colocar “Sitter”.
    Eu trabalho e faço facul, estou sempre no travian e isso nunka me atrapalhou nas minhas tarefas não… nunka gastei dinheiro e nem vejo vantagem em fazer isso
    Seu depoimento é bom pra quem não usa net móvel e recomendo o mesmo para todas as pessoas aqui 😉

    • não concordo… Na época eu comprei um iPhone e coloquei um plano 3G com o objetivo de ficar conectado e jogando… Os gastos foram além do que somente com Gold…

      • Fellipe

        Filho, eu tenho uma marca menos qualificada que seu iPhone e sou feliz, gasto 0,50 por dia (uso tim) e pra mim não vejo gastos quantitativos. Nunka tive problemas, minha bateria aguenta o dia inteiro na net… então amigo… não precisa concordar, aceite que vc viveu pro jogo e não para a vida, eu vivo nos 2 mundos e felizmente tenho vida social!

        Existe a possibilidade de compartilhar sua conta com outras pessoas e sitters, inclusive de outros países, então… só fica assim igual vc quem quer!

        • Cyber

          /\ disse tudo mano , tmb uso iphone e net de 50 centavos e tenho bons sitters . esse gordo que não sabe de nada -.-

  • Diogenes

    Gostaria de parabenizar o autor pela bela atitude. Concordo em partes com a matéria escrita e defendida pelo autor. Mas descordo em certos pontos…

    O jogo travian, quando jogado pela primeira vez como líder de uma aliança top10 acaba trazendo certa experiencia em trabalhar e lidar com as pessoas. Isto é um ponto positivo.
    Agora, apartir do 3² servidor como líder de ally top10 tmbm já não irá te ensinar mais nada, pois o que era pra ter aprendido no papel de líder vc já aprendeu.

    Outra coisa, por exemplo eu, jogo sempre tentando me manter no TOP50 pop, e TOP30 atacantes. Jogando assim, estarei sempre entre os melhores jogadores, sem gastar grana absurda com gold (gasto só com bonus de produção e clube dourado, nada alem disso) gasto uma media de 20USD por servidor…

    NUNCA dexei de ir a uma festa por causa do travian (ja me prejudiquei por isso), mas para isso existe os sitters e amigos. Por exemplo para um ataque coordenado, se eu sei q tenho uma festa nessa data eu já dexo a senha da conta pra um amigo enviar o ataque por mim 😉

    CONCORDO PLENAMENTE com o autor, que o tempo dedicado ao travian é absurdo se comparado com o tempo que deveriamos dedicar para aprendizagem e coisas do genero. Mas DESCORDO do autor, que não soube administrar o tempo em que deveria passar no jogo (perder natal e ano novo? desculpa a sinceridade mas dae vc precisava se internar rsrs) e tmbm foi muito apelativo em gastar tanto ouro assim…

    Pra tudo deve existir um limite, o travian tmbm 😉
    Se vc não sabe qual é seu limite, ou se sabe e não consegue administra-lo, então faça como o autor e PARE DE JOGAR 😉

    • Cauê

      Nossa eu estou maravilhado!!QUantas pessoas que defendem o travian!!

  • Peixoto

    Rafael, Sou do tipo impulsivo faço tudo como se fosse pela última vez. Nunca tinha jogado on-line até cair na armadilha do Travian. Como não concordo em gastar dinheiro em jogos, simplismente deixei de dormir, passei uma péssima impressão para minha família e deixei todo o resto de lado. Fui um grande jogador, no meu segundo server já era lider de ally e um estrategista muito bom Cheguei a matar 7 senadores em um só ataque TOP. Depois me juntei a eles até perceber que a vida é muito mais que um jogo. hoje nunca mais chego perto com medo do vício voltar

  • Paulo

    Cara, voce disse tudo que eu precisava ouvir pra parar de vez com o Travian. Sim, me divirto bastante com o jogo, é uma otima forma de “pseudo-socializar”, já que me socializo apenas pelo mundo virtual do travian.
    Mas o jogo já estava começando a me atrapalhar na faculdade, já que estou com projetos grandes de desenvolvimento de software e simplesmente negligenciei na execução deles, passei muito pouco tempo trabalhando e muito mais tempo jogando, preparando ataque, acordando de madrugada para construir e mandar ataques e ainda assim, por conta da falta de ouro, não estou nem perto dos melhores do jogo.
    Obrigado por me ajudar a abrir os olhos.

    ps: encontrei seu blog do nada, quando estava procurando um software que calculasse o tempo de chegada de tropas haha.

  • CyberPanic

    eu não concordo eu jogo travian a 3 anos nunca comprei ouro e sempre fico entre os Tops na 3° e 2° posição , tenho muitas medalhas , ee tmb neem tenho sitter .
    mais não vou mentir , eeu jogo praticamente dia todo , só tiro tempo que eu vou pra escola . vou durmi as 5 da manhã .

  • Revoltado

    porra travian e loco carra eu jogo e nao casto dinheiro e dimais joga travian seus bostassssssssssssss!!!!!!!!!!!

  • Juli

    Você tem total razão.
    Eu tenho uns 3 anos q naum jogo, não gastava dinheiro porque na epoca eu era de menor não tinha cartão, nõ tinha nada, eu jogava tudo travian, the crims,monstergame e outros que não lembro o nome. Meus pais tinham uma lan house eu ficava o dia todo, so saia pra ir a escola.
    O absurdo: Eu namorava virtualmente com um menino que conheci na cadeia do the crims. Pode Acreditar.
    O absurdo foi tão grande que eu achei que fui a pior pessoa do mundo ele quando beijei um menino da minha rua. E contei pra ele chorando, no msn e sem webcam.Eu tinha 16 anos hj tenho 21 e acho que estou curada.
    Parabens pelo seu depoimento.

  • Ricardo [Hard] Br4/2012

    Simples pra você não ter esses problemas:

    Nº 1: Ter 2 SHarer
    Nº 2: Jogar com uma finalidade no servidor
    Nº 3: Saiba administrar o tempo do jogo (importante para contas top’s)
    Nº 4: A conta deve ter regras específicas com o sharers, assim você não terá prolemas.

    Com isso jogo a 6 anos e nunca tive que deixar de vocês tudo citado acima e jogo em contas top10/ Sempre.

    Att; Hard.

    • Mesmo fazendo essas regras, você não concorda que jogo é perda de tempo ?? E que o tempo que você dedica ao Travian, poderia usar para fazer outra coisa, como por exemplo, estudar ou praticar um esporte ?

      • Ricardo [Hard] Br4/2012

        Malho, faço pós graduação, vou a balada, treino remo, namoro, trabalho, faço tudo isso e não deixo de pular nenhuma parte..

        Saber administrar o tempo é o segredo… ^^ Tem livros interessantes sobre esse assunto.

        • Renato

          Enquanto uma construção evolui voce lê um pouco e aprende algo novo.

      • Cauê

        Vai me dizer que nunca jogou um jogo…

      • Nao 100% perda de tempo voce so precisa separar a parte boa da parte ruim é so isso.

  • Andrew

    O fato é que eu estou mesmo me viciando em Tribal Wars. Fazendo uma pesquisa habitual sobre o jogo acabei me deparando com sua matéria, que me fez refletir um bocado sobre o assunto. Cheguei à conclusão que o melhor mesmo é parar de jogar e criar um jogo desse tipo para ganhar dinheiro das pessoas que irão se viciar nele. kk

    Pararei de jogar futuramente, em breve.

  • Concordo…..travian vicia e agente perde muito tempo dá nossa vida nesse jogo….cansei de deixar de sair e curtir a vida por causa desse jogo….graças a Deus agora não jogo mais…..abraços….gostei da sua iniciativa

  • Renato

    Olá Rafael bom post esse, joguei travian as uns 8 anos atrás e realmente não fui muito longe. Agora esse ano voltei a jogar para participar do torneio mundial, fiquei em 209 no brasil e qualificado para a final mundial, tudo isso sem acordar de madrugada, gastar grana e script. Gosto de travian pelas estratégias que o jogo proporciona, acho sim que vicia, mas tudo na vida é viciante. Somos seres humanos e temos tendencia a nos acostumar com as coisas. Faço faculdade e nunca perdi um dia de aula para jogar travian para isso existe os sitters ninguem fica 24 horas on. Acho que deixar de jogar é vacilo, principalmente se é algo que te destrai vivemos em um mundo onde nosso cerebro nunca desliga e destrair é bom. Temos que saber é dosar. Outra coisa vc disse que agora esta entrando para o ramo de aeromodelismo, acho que isso é igual soltar papagaio so que para ricos, afinal é ver um objeto voando e gastando fortuna em combustivel e peças para cada dia melhorar o seu avião. Minha opnião.

    Abraços.

    • Cauê

      o loco esse cara é bom,concordo plenamente!!esse post é um lixo!!Não somos zumbis viciados que nem esse cara do post ai,o travian é estratégia!!Graças a ele desonvolvi bastante minha mente isso se chama controle de obsseção!!!

      • solebum

        desonvolvi???????? E ainda diz que é culto, não é zumbi???? KKKKKKKKK. Que QI mediocre!!!!!!

        • Cauê

          KI mediocre é o chute que vou dar no seu cu,fale comigo espertalhão quando vc tiver pelo no saco!!não me diga que nunca errou na vida!!

  • Julia

    O que vc conta é como uma pessoa viciada joga. O seu problema é que vc tem tendência ao vicio e não sabe adminstrar seu tempo. O problema não é o travian. Nem o Xbox. Alias, o xbox é bom ,para exercícios fisicos. O travian, para desenvolver a mente.
    Fique um tempo sem jogar . Depois volte e faça as seguintes coisas:
    – Tenha sua conta dividida com uma ou duas pessoas. Cada um entra em um horário diferente. Jogue no máximo duas horas ao todo por dia.
    – É besteira gastar dinheiro com Travian. Tem jeito melhor…
    – Tenha uma agenda.

    • Heber

      Concordo com a Júlia. As pessoas não são iguais. Tenho 27 anos e tenho jogado qualquer tipo de jogo desde os 9 e continuarei jogando, me sinto bem e tira o stress. Tenho controle sobre minha vida, isso se chama “personalidade”. Tenho opinião formada. Sou formado em Analise e desenvolvimento de sistemas e trabalho na área. Sou pianista e dou aula, sou maestro da da orquestra na Igreja Evangélica Assembléia de Deus e ensino música. Tenho ótimo relacionamento com minha família e uma linda noiva. Nunca gastei com jogo nenhum, não sou TOP no travian e nem quero ser mais tbm não sou fraco…aguento o tranco de alguns ataques em massa e jogo sozinho também consigo ajudar em defesa.
      Tenho uma vida bem sucedida graças ao meu Deus e administro muito bem meu tempo. Como disse a Júlia, falta pra vc uma agenda. Eu te aconselho a não voltar a jogar mesmo, pois se não tem auto controle voltará a ficar viciado. Abraços amigo.

      • Fellipe

        Apoio tbm… quem num tem auto-controle… é uma auto-ameaça!
        O intuito do travian não é treinar o cérebro para pensar, ele estimula isso, mas o objetivo maior é a diversão!

        Que nem aquele ditado:
        Tudo que é demasiado, estraga!

        • Celino

          Pessoal, ele fez tudo isso, só que ele era líder de 300 players, ou mais, ele tinha que administrar várias aldeias, vários players que jogavam menos tempo apoiavam ele, ele fica na obrigação de jogar mais, pensar o tempo todo, cuidar pra nenhuma tropa morrer de fome, são muitas responsabilidades como líder.
          Talvez ele pudesse ter dividido o fardo com sharers, dividir as responsabilidades, mas mesmo assim, ser líder exige muito tempo de jogo.

    • Cauê

      Você tbm é boa com as palavras!!Jogo travian de manhã e noite e nunca tirei nota abaixo de 7 por causa do travian!!

  • Edmar Junior

    AHHHH então era por isso que eu nao conseguia ficar forte nesse jogo , nao sou viciado em nenhum jogo de internet , jogo por diversão e comecei a joga travian e logo percebi isso players mais fortes farmando em cima de mim , me irritei e parei de jogar achando que eu era um NOOB. Mas com sua explicação vi que não era isso que acontecia 🙂

  • Cauê

    Cara eu tenho uma aldeia no pt4 com 75 de população,ja comecei sendo atacado,mas dessa vez eu fui esperto em emvestir em tropas,assim com os ataques eles ficaram com medo de mim e faz mo cara que não me atacam…E não cara a sua aldeia não vai ser destruída se você sair,comemorar festas ou a escola,isso é claro se usar a cabeça vai ser um grande jogador,eu por exemplo tenho uma ally chamada LGS e é muito forte ela,meu nome é Thundres(no jogo)e quero ver vocês irem la me ver como não sou burro,não gasto dinheiro com o travian,não acordo de madrugada para fazer asneira,durmo muito bem e NUNCA perco uma festa ou estudo,isso sempre vem em primeiro lugar!!Já sou um jogador de muitos anos,por isso sou bem sucedido no meu jogo e acho que esse post foi inútil!!

  • Cauê

    Aí gente quem é gaulês e tem conta no pt4 entra na minha ally!!Eu sou o Thundres e minha ally é a LGS!!Estamos quase alcançando o ranking top 100!!E olha que não foi fácil,eu criei essa ally nesse mesmo mês!!

  • Galera, vamos manerar nas ofensas…

    Aceitei todos os comentários até agora para deixar cada um expressar sua opnião. Vamos ser civilizados e dialogar direito.

    Se você quer perder tempo jogando Travian, faça isso… Só não esqueça que daqui a 6 meses, TODO o seus esforço será jogado FORA, e vai recomeçar tudo de novo…

    Boa sorte aos jogadores 😉

    • Fellipe

      Como vc “aceita comentários” fazendo tanto descaso dos outros!?
      Sua réplica teve varias tréplicas plausíveis… o que vc acha desperdício de tempo, outros, como eu, acham prestigiosos momentos…
      Eu por exemplo conheci uma mina pessoalmente, devido ao travian.
      A forma que vc jogou que não foi saudável, só aceite que quem errou foi vc e não o jogo… é que nem bebida, uns bebem socialmente e outros fazem do bar a casa… existe uma diferença tremenda isso!

    • Cauê

      Nossa você não se cansa de dizer isso mesmo né?Ainda bem que eu to na mundial…

      • Puxa parabéns… Vai ganhar uma medalha olimpica de ouro no final do server…

        Quem sabe a equipe do Travian não convida você para trabalhar lá 🙂 🙂

        • Cauê

          Sabia que pode ser uma grande ideia!!Se vc se tocar não fale mal de jogos famosos como o travian se vc parou de jogar fod*-se,deixa as pessoas com suas manias,não me diga que não tem uma mania idiota,então não fale mal dos jogos dos outros!!

        • matheus

          Cara vc se acha melhor q outros,a única coisa q vc demonstrou nesses comentários foi a sua arrogância e o seu desejo obsessivo de mandar nas decisões q as pessoas devem tomar,cara vc precisa tratar primeiro da sua vaidade,depois dos outros vícios q vc deve ter pois uma pessoa q fez tudo isso por um jogo o que não faria se fosse viciada em outras coisas,em terceiro da sua obesidade,quarto do seu desejo compulsivo vc diz q gastava rios de dinheiro cara eu q não queria levar vc no shopping vc ia levar a loja inteira,daqui a seis meses eu paro de jogar mas a minha autoestima vai tar elevada se eu ganhar ou ficar entre o top,mas ao contrário de vc eu não vou sair falando pra todos os jogadores de travian:ei otários olha eu tenho dinheiro e não gasto com isso,seus zumbis viciados eu sou melhor q vc pq eu não perco tempo com essa merda

  • Paulo

    Oi, acho que muitos aqui não entenderam que o autor só quer ajudar a todos, para que não tenham problemas e tenham que usar muito tempo em uma coisa que não vai trazer benefício comparado aos estudos e a socialização, que vai te dar uma boa vida financeiramente e te dará bons amigos.
    Concordo parcialmente com o autor, se você vai jogar sem dinheiro você não vai estar nem perto dos melhores…
    Porque atualmente no travian o jogador que paga muito dinheiro pode ter:(prestem bem atenção nesses exemplos)
    -Um heroi com poder de combate, bônus de ataque e defesa absurdamente alto devido aos papiros
    -Pode ter esse herói imortal devido aos baldes de vida que te poupam o tempo e os recursos de ressureiição dele, além das poções de cura que mantém os pontos de vida do heroi bem altos
    -Uma produção mais elevada com bonus de 25% que é muito útil mesmo, isso muda totalmente o jogo…você cresce 25% a mais que o que não compra isso…para fazer tropas e se desenvolver mais e farmar mais consequentemente!!

    -Terá equipamentos muito bons para o heroi
    -Terá menos perdas nos ataques devido às bandagens e ataduras
    -Rerá uma aldeia com defesas absurdamente altas com o uso das jaulas
    Terá como fazer mais aldeias mais rápido com as obras de arte(cada vez que se usa você demora 1 dia a menos pra fundar a sua aldeia…sendo usado em massa o cara pode ter MUITAS ALDEIAS)
    Então não digam que vocês não usam ouro e tem uma conta que está entre as melhores, porque é mentira…no início do server( na primeira semana ) o jogo é equilibrado, depois disso não tem como você disputar com os mais fortes…
    Para alguns que conseguem se divertir estando lá embaixo sendo farmados e não chegando nem aos pés dos melhores…parabéns…queria me divertir facilmente como vocês…sou jogador TOP também e graças a você vou parar com o travian.
    Se você é um jogador mais ou menos, eu digo o mesmo…porque jogar um jogo injusto que não te trará grandes benefícios?
    Faça uma coisa que te trará bons resultados financeiramente, socialmente e uma coisa que não vai fazer mal à sua saúde!

    • Cauê

      Cara,adorei seu discurso,mas nem todos são viciados que nem esse cara aí,que fala que acorda de madrugada e gasta grana com um jogo,além disso no jogo você tbm pode fazer amigos bons e desenvolve a mente.E cara,parece que vocês são professores mete a cara nos estudos e não sobra nenhum um tempinho para se divertir!!Vocês não são nada sociais!!Aposto que o Rafael não deve ter chegado nem no top 5000!!

      • Na epoca que eu jogava, ja fui TOP 100, TOP 10 e dono de WW 2 vezes… Sendo que uma vez mantendo a WW ganhamos o Server… Se olhar no meu blog verá muitos e muitos posts sobre Travian.

        Hoje me arrependo de ter gastado tanto tempo nisso…

        • Caue

          Como e possivel ser dono de WW?

  • Paulo

    Então se você acha que o autor está errado me digam as boas consequências que você terá após jogar travian e depois pense no que estudar te trará de bom
    Se vocês preferem travian tudo bem…você pelo jeito irá ter o oposto de uma boa vida social, financeira, intelectual e saudável jogando isso…
    Pense em quanto tempo que você usa jogando travian e pense o que você poderia fazer no lugar disso, pra quem gasta dinheiro no travian, poderia estar usando o dinheiro para aprender um idioma, para fazer academia, estudar e aprender curiosidades e coisas novas, ou até tocar um instrumento…
    Eu prefiro ficar sem o travian 😉

    • Fellipe

      Paulo, jogo travian e nunca passei metade que o autor disse acima… travian é um jogo que acaba!? SIM! Como qualquer jogo!

      Vc chega no lvl máximo, ou sai extensões que não acabam nunka e não tem grandes modificações com ítens NOVOS e que tbm cobram quantias em dinheiro para adquirir…

      Eu estudo direito de manhã, almoço, faço acadêmia, vou pro trabalho, chego em casa as 19:30hs e fecho meu dia. Meus shares já fizeram tudo pela conta, tenho 2, entro no travian no caminho pra facul, na hora do almoço e quando chego em casa, quando preciso estudar, aviso os meninos que estou apertado e que não dá para entrar, eles aderem e ajudam, assim como faço por eles quando eu posso!

      Nunca gastei dinheiro por jogo, acho muito sem noção fazê-lo!

      Tenho minha mina, tenho minha vida social, tenho uma net móvel e sou feliz!

      Jogo a 3 anos travian, se um dia eu valoriza-lo mais que minha vida particular, eu coloco um freio. Qualquer coisa em excesso faz mal

      Então acho que cada um tem um ponto de vista, eu jogo pq gosto de jogar, é igual jogar um jogo de PlayStation, se vc gostou, vc joga denovo!!! Mas ele tem FIM!

      O ponto de vista contrário da maioria não é o fato de jogar um jogo que termina, e sim, do autor ter vivido para o jogo! QUE É IMPRUDENTE!

      Venho aqui para esclarecer que jogo, não nego, não paro pq gosto! E quando fazemos algo que gostamos, é o que importa, pois o importante é ser feliz. O autor teve um ponto de vista pessimista e minha reivindicação foi em cima disso, pois não é prudente!

    • Cauê

      Mano!ai ja ta exagerando nunca tive que fazer que nem esse cara ai do post e sempre fui bem na vida,não diga asneiras antes de pensar mano!!a unica coisa que o travian é chato é que vc controi uma aldeia mo foda vem um merd* e destroi tudo,vc tem que fica ligado para não acontecer nada,esse é o problema do travian o resto não preciso gastar dinheiro tenho uma boa vida social e não na madrugada,então não contribua com posts retardados!!!!

      • Cauê

        o meu post de cima é para o paulo

  • Sensacional a opnião do Paulo…

    Vou até reescrever as ultimas palavras:

    “… Pense em quanto tempo que você usa jogando travian e pense o que você poderia fazer no lugar disso, pra quem gasta dinheiro no travian, poderia estar usando o dinheiro para aprender um idioma, para fazer academia, estudar e aprender curiosidades e coisas novas, ou até tocar um instrumento …”

    Parabéns Paulo por contribuir com sua opnião sem usar ofensas ou palavras agressivas 🙂

  • Gilberto

    Cara, atuamente eu sou que nem vc foi…
    Pra vc ver são 4:20 da manhã e eu aqui jogando…
    Sou viciado assumo e sei o fim que tem esse jogo.
    Mas além do vicio eu encaro travian como uma partida.
    Uma partida que dura um tempo e depois acaba , mais eu não jogo assim solo n.
    Uso alguma coisa para me facilitar…
    Faço 3 contas a primeira como principal e + 2 secundárias para atacar os outros, limpar oasis essas coisas… ahh
    indicação de link pra gold.
    Ai pego aquele Clube dourado com esse gold e uso greasmonkey + script pra evoluir a aldeia.
    Pelo menos eu não gasto grana. E esses scripts me ajudam muito. Hoje é desleal jogar travian sem script. Pq é um jogo que exige muito tempo online, só vejo 2 maneiras de jogar ou com Bot ou dividindo a conta em 3 ou 4 pessoas.
    Uma coisa eu Digo…
    Pra vc que ainda n joga, NEM JOGUE!
    Esse vai ser meu server de despedida tbm…
    Top 20 pop
    Top 91 ataque.

    • Mais um viciado se recuperando :p :p

      • Gilberto

        Verdade cara!
        Agora eu comprei um Ps3 e largo travian de vez..
        Pq o que me motiva é jogar contra outros jogadores.
        Como atualmente eu jogo travian e é minha despedida.
        Com o ps3 eu posso jogar online e não vai ter aquela de ficar um final de semana sem logar e perder a aldeia ou ser banido da aliança.

  • Travianplayer

    Cara, já fui muito viciado em Travian… Gastava dinheiro, acordava de madrugada, quando ia viajar ou nao podia logar eu ligava desesperado pra alguém e ”ensinava” a jogar só pra pessoa mexer na minha conta. Enquanto isso levava uma vida normal, saía com meus amigos ( eles me zuavam por jogar travian, mas jogavam outros jogos) , tirava boas notas em aula, etc. Ano passado eu parei de jogar porque estava no ultimo ano de colégio e tinha que estudar pra entrar na faculdade. Entrei e esse ano voltei a jogar dividindo a conta com 5 amigos ( 3 deles conheci no Travian), continuo viciado ( gasto um pouco de dinheiro e tempo, menos, porque divido a conta com mais pessoas) mas continuo tendo vida social e agora to namorando. Não quero parar de jogar, simplesmente pelo fato de achar que o Travian foi importante na minha vida… Vou dar um exemplo: Eu era muito tímido na vida real, tinha vários amigos homens mas não conseguia falar com gurias direito, por medo e tal. Geralmente era o diplomata das minhas alianças e em um server acabei conhecendo uma guria que acabei ficando amigo ( na internet, ja que ela era de outra cidade). Mas com ela acabei ganhando confiança pra falar mais com as gurias la do colégio e tal( ela me dava algumas dicas e tal hahaha) enfim, comecei a pegar muito mais gurias que antes… E ainda fiz uma grande amiga, tenho planos de conhecer ela pessoalmente ainda. Sem contar outros amigos que além dela eu criei com o jogo. Enfim, Travian é um jogo como qualquer outro, exige um certo esforço, tempo e dinheiro, mas também proporciona momentos de emoção ( sim, cada ataque é um nervosismo, hehehe) sem contar que te proporciona conhecer muito mais pessoas do que um Call Of Duty por exemplo, que tu nao se relaciona com outros jogadores… QUanto à parte que tu falou de reiniciar o server, eu acho que é até melhor, se não reiniciasse não teria graça pois os fortes seriam sempre os mesmos e não teria mais jogadores novos.

    Os segredos pro Travian são:

    Dividir a conta com outras pessoas.

    e

    Ter um celular com internet ( pra dar uma conferida rápida escondido enquanto ta fazendo algo com amigos ou namorada hehehe).

  • Muriel

    Mto bom o post, me identifiquei muito com você, vou fazer um apelo agora pq a situação ta crítica, eu joguei travian uma vez mas nun achei graça e parei em poucos dias, o problema é que eu fico rodando de jogo em jogo, e eu me vicio muuuito fácil, a questão do dinheiro é lógica, pra ser forte, tem que gastar, se não gastar, é noob, se é noob, não é forte, se isso acontece você automaticamente GASTA. Os jogos que eu mais gastei são WYD, AIKA, e DDTANK, se eu for fazer a soma total acho que ja gastei mais de 3 mil, mas olha ki legal (pro bolso dos desenvolvedores) esses dias entrei no ddtank e vi que quase todos os itens que eu comprei permanentes (caros pra baralho) estavam saindo de graça para os novos jogadores! Mas o pior não é o dinheiro, é só trabalhar que vem mais, o ruim da situação é que eu só penso em jogo, to pensando em mete tiro nesse computador, a unica coisa que sei fazer nele é jogar, até entro em redes sociais e blogs, mas quando não tenho nada pra escrever ou pesquisar, o que eu faço, procuro outro jogo novo, isso tem destruido minha vida pois passei anos, nem sei mais quantos jogando… Pra que isso me serviu? PRA NADA isso mesmo, não sou emo mas isso me deixa em crise, nesse momento estou quase a chorar de raiva de mim mesmo, POR FAVOR se vocês amam a si mesmos não se aprisionem a essas merdas de jogos, no começo iram parecer inofencíveis e vcs falaram, “até que é legal mas eu não vou ficar viciado kkk” É uma das mentiras mais podres que vocês podem dar para si mesmos, pois jogo=droga
    e qualquer droga vicia e qualquer vício é danoso, se alguem já passou por isso e superou essa faze disgraçada por favor compartilhe, poderá ajudar não só a mim mas a muita gente aki!
    ps. Não sou membro achei a postagem no google mesmo pois os efeitos desse vício ja estão me causando muito prejuízos, já perdi até minha ex namorada por causa de jogo…. Sem mais. Obrigado!

  • Alex Asbringer

    Comecei (SEM CEDILHA) a let seu post… Vou continuar… Mas já estou bolado de você ter colocado Ç no seu comecei

  • Eu também pensava assim até inventarem o SMARTPHONE, ai minha vida melhorou, agora jogo Travian no trabalho, no trem, na balada.. e até na cama antes de dormir…

    Mas bem que com o clube dourado e um sitter viciado na madruga… dá pra evitar ataques fortes…

  • Ao menos o Travian é barato, gasto só 10 reais por semana pra colocar plus nos recuroso.

  • AYURETO

    bom, desde 2009 eu nao jogo 😛 talvez ninguem se lembre mais de mim 🙁 e é viciante sim, mas tenho facilidade pro desapego 😉

  • Paula Ramos

    Qualquer atividade que estimula a mente – jogos inclusos – tem a capacidade de viciar, inclusive se a pessoa já tiver pré-disposição.

    O que o autor do tópico se engana é em atribuir o problema dele a um jogo específico. O mesmo pode acontecer com qualquer tipo de jogo ou até mesmo uma atividade como o trabalho ou o estudo (sim, existem pessoas viciadas em estudar, em malhar e principalmente me trabalhar).

    Quando você identificar que está viciado em alguma coisa – qualquer coisa, procure refletir sobre o assunto e, se for o caso, procure conversar com pessoas que entendem do assunto ou até mesmo profissionais.

    O objeto de qualquer jogo é a diversão, e jogos online antes de serem jogos são também produtos, que possuem uma estrutura física e de hardware e equipes de pessoas, ou seja, são empresas e precisam obviamente de dinheiro para se capitalizarem. Mas paga quem quer, não existe lei ou imposição que te obrigue a pagar por isso. Agora veja, as pessoas gastam dinheiro com bebidas, drogas, diversões diversas, então, não vejo problemas em se pagar por um jogo que pelo menos proporciona diversão.

    Mas como já falaram, é tudo questão de auto-controle.

  • Yurinei

    cara, sempre joguei e ainda jogo travian mas tenho total consciencia de tudo isso que você falou. Tanto é que eu nunca fui um jogador nem com 50 mil de tropas, nunca gastei dinheiro pra comprar ouro. Vou continuar jogando travian pq sei me controlar e até hoje isso nunca me prejudicou. Mas concordo com tudo que você disse!

  • Glauber

    Cara… o negócio é o seguinte, as pessoas tem que saber administrar o seu tempo para fazer este tipo de coisa, sim temos algumas pessoas que são consideradas “viciadas” nesses jogos mas, sabendo usufruir destes jogos não levando tão seriamente ele se torna algo agradável. porque o moral destes jogos não é você ser o melhor mas sim se divertir com ele, sem perder sua vida social fazendo como lazer e diversão nas horas vagas… gastei muito do meu tempo em diversos jogos online, mas aprendi a ter uma vida social melhor me dedicando em meus estudos no trabalho,e deixando ”jogos” para uma segunda opção que não atrapalhe em minha vida!

  • neil

    cara..o problema n está com o jogo..está em vc..mais tarde irá perceber isso..tudo que traz um certo prazer, adrenalina vicia..vc diz que vai jogar xadrez…vc acha que não vicia??claro que vicia..tudo na vida tem seus pros e contras..conheço pessoas que estudam tanto que deixam também de fazer todas as coisas que vc disse que perdeu em sua vida..tem pessoas que gastam muito dinheiro com tantas coisas tão ou mais superfluas que ouro no Travian..eu sempre jogguei desde 2006 quando o primeiro server BR lançou..as vezes paro um tempo.. depois volto…já ganhei já perdi..mas não sou um alucinado…nunca gastei um centavo com o jogo…sempre fui top 50 ou até 20 em tudo defesas ataques pop..não precisa ser tão fanatico pelo jogo para jogar..o problema e que vc sempre entrou para ganhar apenas..não para competir e aprender.

  • neil

    outra coisa…algo bom que eu particularmente aprendi com o travian..era muito impulsivo..queria tudo na minha hora..quando eu quisesse…como no Travian tudo tem seu tempo…aprendi a ser paciente..hoje sou muito mais paciente com tudo graças ao Travian.

  • roston

    cara….concordo com vc e te digo ainda mais acho que tem truta nesse jogo pois espiei um carinha com 287 pontos e 19 dias de server e olhe que eu achei

    Reforços
    Rato Aranha Serpente Morcego Javali Lobo Urso Crocodilo Tigre Elefante
    Tropas 78 19 17 8 56 38 28 14 36 119
    Baixas 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

  • Eu

    Tive esses mesmo problemas, entao….
    Eu aprendi vb.net para criar um script… hj eu nao jogo mais nem um minuto…. fico soh olhando kkkkkkkkkkkkkk

  • AnonymousOne

    Muito bom artigo, cara, show de bola! Concordo plenamente com você. Esse tipo de jogo é assim: vale a pena jogar uma vez no 3x e uma vez no servidor com velocidade normal. Uma só vez, e chega!

    Eu joguei há 5 anos durante 1 ano e acho que esse tempo foi saudável (no sentido de que não me prejudicou).

    Aprendi várias coisas: mexer em fóruns / BBCode, conceito de reputação em fóruns, conceito de ser banido em fóruns com uma turminha de flooders amigos que você faz auhauha, amizades virtuais de outros estados de pessoas que você nunca viu ou verá, liderença (ser traído, funções na aliança = diplomata, etc), mensagens / contestar, relações amigáveis…ah, enfim, foi bastante coisa, não me arrependo.

    No entanto, assim que o server resetou preferi pular fora. É inútil, como você disse. Tanta coisa mais útil para ser feita! Ler, filmes/séries, estudar!

    Ainda fiquei no fórum um pouco, o off-topic costumava ser bem legal, e também era maneiro sacanear o pessoal fanático (isso havia bastante…).

    Só que uma hora tudo isso acaba (melhor assim!) e bola para frente!

  • RAPHAEL

    Cara eh isso mesmo, nunca cheguei a top 10, mas sempre tinha classificação de 2 dígitos, o máximo foi 50 e pouco não lembro… E cara tenho umas passagens muito legais pra contar… kkk Eu tava na praia , mó galera na areia, nos tomando várias brejas e meu celular apita, “travian lan” era o despertador. kk Larguei a galera peguei 2 latinhas e fui sozinho pra lan house, cheguei lá LOTADA espera de duas horas, acredita q fui em cliente por cliente oferecendo 20 conto pra deixar eu usar o pc pra ver as contas do travia… Foi uma mina que deixou, e na hora que eu entrei vi que tinha um ataque gigante na minha crop, meu praticamente acabou com minhas tropas, na hora que eu vi soltei um sonoro: — FILHO DA P*…
    KKKK Meu a lan house inteira parou pra me olhar, o cara do balcão: –Pô rapaz respeito aê parceiro tem crianças aki…
    Meu q vergonha, a galera começou a rir, daí eu ri tb pedi desculpa e tal e fiquei ali por mais umas 2 horas.. kkk
    Não é só com ouro que gastei dinheiro, rolava umas propinas e corrupção nas Lan Houses… Abraço ae parceiro.

    PS. Consegui parar pq bloquearam aki no trampo, se não, tava até hj, inclusive no meu e-mail acabou de chegar o convite pro server mundial speed 8x, isso mesmo 8x, 8 paises vão participar e o Brasil foi selecionado, esse eu vou cadastrar só pra ver onde vai chegar, ou seja serei um farm… kkk 🙂 Abração

  • vinicius

    uau, eu estava realmente viciado no travian, mas esse post me abriu os olhos. vou me dedicar menos ao jogo agora.

  • _!_

    Velho namoral … ta loko ? voce mascou maconha antes de fazer esse post ? , velho voce q é troxa de passa o dia jogando e COLOCAR DINHEIRO caralho velho eu num colokei 1 centavo na minha vida sou dono de uma ally 6 do rank sou 14 do rank velho … eu nao passo o dia kinem um morgao nao eu deixo upando uma construçao e treinando tropa e vo pra rua brinca e joga bola … velhooo do ceu … vo diser oq pra voce ? opa eu ja disse 😀

  • fabio

    travian é perda de tempo total mesmo, é só mencionando que a pessoa que quer se dar bem tem que ter um compromisso de 6 meses com o jogo de estar todo dia entrando na conta, gerindo as aldeias e ainda assim num instante que vc não esteja no pc pode vir um ataque grande e acabar com as tropas e edifícios…prefiro jogos que não precisem de vc 24 horas conectado no game, jogos que quando vc der logout, vc saiu. ta fora.

  • Jimpoko

    pessimo, nao consegue cuidar da propria vida ai acha q todo mundo é assim… isso se chama lazer, ou ver novela futebol e essas porra tb nao eh perda de tempo???
    quase tudo é perda de tempo , entao nao fale merda, tudo que nao te da dinheiro é perda de tempo,entao vc é um panaca

    • fabio

      falar merda maluco? vc deve ser um retardado q passa o dia no pc…só assim pra jogar esse jogo estúpido. eu não vejo novelas, mas mesmo se visse, seria uma hora do dia perdida, depois do serviço, de tomar um banho na mesa com minha familia mas já travian??sem comentários. acordar de madrugada pra ver a cidadezinha feliz??poupe-me ok? eu não queria ser grosseiro mas sou grosseiro com quem é comigo travian é jogo de panaca perder várias horas do dia(a questão não é perder várias horas e sim ter que entrar de hora em hora) o cara não pode passar uma tarde sossegado na praia sem ficar pensando “caraca devem ta atacando minha aldeia” e se vc não é assim, é pq é mais um que se cadastra em todo servidor pq não se mantém em nenhum quem fica sempre no topo sabe do que to falando…abraço por tráz jimloco

      • Neil

        Ôoôô…como assim jogo de panaca??rss..cara..vc não pode culpar o jogo por vc não ter conseguido administra-lo…tudo no mundo vicia,..tudo…se não souber utilizar… qualquer coisa que for fazer vai te atrapalhar…tem pessoas que são compulsivas sexuais…nã vivem um unico dia sem sexo..daí vai criticar o sexo por que não sabe como fazer, sem tornar obsessivo??vc fala em jogos de xadrez…eu não jogo xadrez em alto nivel…mas mesmo assim já encarei um mestre aqui em meu bairro que veio divulgar na escola o jogo…ele demorou em torno de 2 horas para ganhar de mim..daí isso foi perca de tempo então???por qeu eu por mim já estava para derrubar o meu rei…não aguentava mais…ele comentou que passa horas assim…disse que já demorou 22 horas em uma semi final de torneio em seu jogo mais longo…só tomando agua para se hidratar e comendo lanche de pão com queijo e barrinhas de cereais..se ele for pensar assim como vc diz…quantas baladas eu não estava curtindo nesse fim de semana enquanto ele estava lá internado no xadrez??mas o importante é..ele gosta..e não atrapalha ele em nada..no meu caso atrapalharia, pois tenho esposa filho e não posso me ausentar durante esse periodo…sem contar que na semana que vem tem a continuação, a final..e antes??as eliminatorias que ele teve que passar??…eu jamais ficaria esse tempo lá..jogo Travian á mais de 6 anos em intervalos interruptos..não emendo server atras de server pois é um jogo desgastante realmente…mas tem seus periodos de desgates que eu atribuo nos 3 primeiros dias..e depois nos ultimos 40…mas entre esse periodo tem a calmaria …existe espaço para por 2 sitters na conta…eu utilizo em torno de 1 hora e meia a 2 por dia para jogar…claro que sou viciado no jogo..mas não fico pilhado acordando de madrugada pra olhar minha conta…tenho certeza que quando vc jogava tinha pessoas que eram tops que vc conhecia que não agia como vc..o que vejo aqui sinceramente..pelo tempo que vc tem o blog..vc sabe que o jogo Travian é um jogo maravilhoso…acho que vc se incomoda por não ter conseguido dominar o jogo como a maioria não consegue…mas como tudo na vida tem exceção meu caro…tem pessoas que convivem bem com o jogo..pense nisso antes de criticar o jogo ou as pessoas que o jogam.

  • Leonardo

    Ler esse post me fez pensar sobre algo que já vem me incomodando a bastante tempo.
    Também fui viciado em Travian, parei em 2010 e agora retornei para ver o que tinha de “novo” no herói. Acabei por perceber que assim como não existe ex-alcoólatra, não existe ex-viciado em jogos. Basta começar a jogar que o vício retorna como se nunca tivesse sido largado.
    Sou casado, trabalho e faço doutorado, não tenho muito tempo livre, por isso comecei a usar um bot para jogar por mim, mas acabo passando a maior parte do tempo livre “fiscalizando” o que o bot está fazendo na minha conta.
    Tudo que foi escrito é verdade, quem não usa ouro não consegue ficar nem entre os TOP 100, quem fala que consegue é um tremendo mentiroso.
    Estou lutando contra mim mesmo agora para não suprimir minha conta…

    Mas a verdade é que quem se vicia em um jogo, se vicia em outro depois que abandona aquele. Já fui viciado em World of Warcraft, Ragnarok, até em Civilization.

    Jogo é jogo, estimula a via mesolímbica dopaminérgica tanto quando drogas de abuso. Dependência em jogos é um distúrbio psiquiátrico.

    • fabio

      vc ta certo em afirmar que jogos é um vicio. não quer dizer q todos que joguem um jogo seja viciado mas quando isso passa do limite da diverção e começa a atrapalhar a vida da pessoa isso se torna um problema. eu larguei travian pelos motivos que mencionei nos comentários acima, a pessoa não pode sair uma semana pra um lugar onde não tenha computador pq tem que ta cuidando da conta do travian por isso estou preferindo jogos que não tenha essa “responsabilidade” de estar todos os dias conectado no jogo, jogos em que vc joga a hora que quer e quando não está jogando, firmeza…e não o jogo jogando vc.

  • Davi Costa

    Cara, tenho uma dúvida, Travian é um jogo que zera todo ano ??

  • Galera, Vamos manter o nível da conversa em discussões sadias ok ? Sem palavrões ou ofensas… Apenas expressem suas opniões e tentem fundamenta-las em argumentos e não em ofensas… 😉

    • Alfredo

      É isso mesmo, gostei, cara minha filhinha que nasceu esse ano ajudou mais, e as provas da faculdade também. Eu jogo mais ou menos o mesmo tempo que você e eu esse ano tava jogando o brx8, mas fui traido, coisa que sempre tem, e desisti, sempre jogava com nick Protheus e Prometheu. Já cheguei a gastar uma graninha pouca mas gastei, ainda bem que li e foi muito estimulante a desisti.

      Nota^: Quando me aposentar eu também vou jogar. kkkkkk..

      Aos “ainda” viciados em Travian, respeitem a posição do autor deste artigo e aos que apoiam, Afinal, vocês tem tempo, nós não temos (ainda), aguardem quando nos aposentar que vai ver. kkkkkk

      Até lá ;D

  • vinicius

    Vc e o cara Rafa….

    Disse tudo sobre o travian.

    Espero que o povo compreenda o que vc disse.

  • Eu gostava muito do Ragnarok, porém quando pagava-se apenas a mensalidade, quando foram instituidos ROPS (moeda do jogo comprada em R$) tornou-se impossível ser o melhor lá dentro, pois todo mês lançam uma arma exclusiva ainda mais forte. É o que acontece no TRAVIAN, servidor morre e você começa do zero. Não tenho nada contra jogar, tão pouco pagar para isso, ruim é literalmente perder o dinheiro e suas conquistas no jogo.

  • xxxsahxxx

    hehe, pow cara, eu joguei o Br3 2011 e no final do server, enviei uma igm para todos os caras que comandei aconselhando-os a deixar o jogo. Eu comecei a jogar naquele server como um jogador atacante qualquer, mas acabei sobresaindo aos demais. Em pouco tempo eu ja era General de Ataque da TFC HM, mesmo sem experiencia acabei virando o lider da TFC HM. Como se nao bastasse, acabei virando o lider geral de ataques de todas as TFC, gerenciando treinadores, coordenando ataques, administrando os troopers, cuidando de WW, etc. Como cheguei a isso, mesmo sem experiencia? Deixando a minha vida social para jogar forte, ja que tinha experiencia de jogos de estrategia, como Company of Heroes, Age of Empires, Mythologic, etc. Eram horas e horas a fio logado. Isso prejudicou minha vida pessoal, tanto no casamento como na minha profissão. MAs como eu ja tinha feito varios relacionamentos e pedido a dedicação do pessoal para terminarmos o server como vencedores, alem de outros fatos que me deixaram doido para vencer, tive que ficar firme ate o final. Aquele server ja estava perdido para a TFC, e varios lideres ja tinham desistido do jogo, inclusive o yoshi. Fui o unico lider a ficar firme e motivar o pessoal. Resultado foi inumeros ataques, um server esticado para qse 15 meses, e a vitoria no final. Bom, assim que o server terminou, me senti aliviado, agradeci a colaboração do pessoal e aconselhei a todos a nao jogar mais, pois era um jogo degastante. Varios acatarem meu conselho, mas muitos voltaram neste ano tambem. Mas tambem varios ja suprimiram suas contas e foram viver suas vidas.
    Por isso que reafirmo o que vc disse, pois eu sou daqueles caras que se vai fazer algo, tem que ser bem feito. E para fazer bem feito no travian, tem que dedicar muito, gastar muito, etc. E essa é uma vida que nao quero mais. Prefiro gastar a grana com churrasco, hehehe…
    Para quem quer matar a curiosidade sobre quem fui, segue link do rank daquele server. Fui o xxxsahxxx e formei dupla de ataque com o Ptt, Bone Crusher e Kxueira. Juntos, comigo armando os ataques, fomos os maiores atacantes de servers normais. Isso é legal? Sim, mas e dai? O que ganhamos com isso afinal? Nada…

    http://forum.travian.com.br/showthread.php?71622-4%BA-server-br3-18-2-11-28-3-12

    Vai a dica galera: nao percam mais tempo com travian ou outros jogos do genero.

  • Raul

    (sou de Portugal) venho deixar também o meu testemunho. Sou viciado em videojogos há mais de 15 anos. Fiz faculdade, namoro, trabalho e tudo sem nunca ninguém saber que sou viciado. Levo uma vida dupla. Jogo às escondidas. Também eu tou a tentar deixar e sei que vou conseguir. Não quero carregar este segredo. Quero ser transparente e não quero viver mentindo e escondendo.

  • A. M. G.

    Meu, eu tinha parado… por 7 anos, mas recomecei em novembro e ja estou jogando em dois servidores… é viciante mesmo… relaxa a cabeça das preocupações do dia a dia… mas traz outras… Excelente esse blog, com cem por cento de realidade em relação aos efeitos que esse jogo causa… Mas, estando consciente dos riscos e gastos… De qualquer forma, é muito viciante…. e vc, realmente, deixa sua vida de lado para jogar isso… Ainda nao entendi qual o mecanismo psicológico que faz com que a pessoa se dedique tanto por algo que, sabidamente, nao dura e não traz nenhum benefício prático… Se alguem souber, escreva, ok. Parabéns pelo seu blog…

  • Discordo, eu jogo para me divertir, não perco festas, nunca investi lá dinheiro… nenhuma das rasões que aqui foram descritas já me aconteceu…
    O que importa é saber que é apenas um jogo e não é a sua vida, para isso voce não jogava nada pois estaria a “perder tempo” para fazer outra coisa.
    só tem de saber gerir 😉
    Mesmo não concordando, Bom post 😉

  • Leonardo

    Sei que muita gente discorda, diz que não gasta dinheiro, que não perde muito tempo, não se atrapalha em outros aspectos da vida, não é viciado, etc.
    Mas é como o Rafael escreveu no post. Esse tipo de jogador nada mais é no server do que farm, ou na melhor das hipóteses um jogador médio que sobrevive pois está em uma aliança grande que lhe dá “costas quentes”.
    Quem quer estar no topo acaba se por se viciar mesmo, acaba por gastar dinheiro, deixar a família de lado, os amigos, compromissos etc.
    Duvido que alguém prospere em um jogo estilo Travian jogando apenas 30 minutos por dia, sem gastar dinheiro e sem o compromisso de entrar no jogo todos os dias.
    Jogos online em tempo real não funcionam dessa maneira.

    • jose

      Cara a maior broca minha do jogo é que eu fui um dos maiores jogadores e quando eu procuro algo em relação a minha aliança e meu nick nos servidores passados nem aparece.

      Pow como vc disse muito gasto desnecessário apenas para ser melhor e depois ser esquecido.

  • eu só tenho 16 anos e faz 2 anos q jogo travian e nesses 2 anos ja repeti na escola 2 vezess e gasteii dinheiro e tempo nao muito dinheiro mais gastei até porq quem só para..para dormir umas 4 horinhas nao presisa muito de gold mas cara tambem quero pararr e estou viciado se puder me add no msn [email protected]

  • iGhorFalca

    Cara, eu era um bom aluno, nao me dava mal nas provas, na vdd levava até muito tranquilo, e jogo travian de boa, é um passatempo aquilo ali cara, nada demais, agr se vc foi otario a ponto de perder natais com sua familia e acordar de madrugada, isso ai é falta de tapa na cara!
    Travian é um excelente jogo de estrategia, até hoje eu jogo e já estou na faculdade de medicina… emfim sem dar mais detalhes da minha vida pessoal; acho que você esta errado, não totalmente, mais parcialmente errado!

    Obs: Eu sempre ficava entre os 20+ Do travian

  • Larissa

    cara, estou na mesma situação que voce, comecei o tvr 8x e nao sei mas o que é vida, gastei 20 dolares total de 600 de ouro, consegui deixar a minha aldeia bem forte porem fiquei viciada e sem dormir por varios dias , o server ainda nao acabou mas quero que acabe logo pra nunca mais jogar, experiencia que nao quero ter nunca mais, ainda tenho curiosidade pra saber como que termina um server rsrsrs

    • Jimmy

      Quando uma maravilha do mundo termina seu ultimo nivel, acaba..simples assim…hahahaha…se sua ally nao ganhou fica por isso mesmo…

      ou seja, acabou, acabou…nada se ganha depois e começa o server de novo

      muito bom né? como o autor disse…o que ganha depois de 6 ou 12 meses? nada…hahaha

  • João

    Isso é um “depoimento” de um lunático isso sim, pessoa descontrolada que não sabe ter limites, deixa se levar por jogos até gastar quantias altas em dinheiro.
    Eu jogo de boa, fui saqueado varias vezes inclusive no começo quando era “bobão” perdi muita coisa mas não liguei não recomecei denovo sem gastar dinheiro, dinheiro da pra se gastar com coisa melhor que jogo de browser. Jogo travian faço faculdade levo minha vida normal é só ter controle no que faz isso sim!

  • Zino Davidoff

    Rafael. Achei interessante seu post, mas a grande questão aqui é você não deixar se dominar pelo jogo. O jogo deve ser simplesmente algo para vc se distrair qdo não tiver nada pra fazer.
    Eu já fui super viciado em MU. Eu jogava cerca de 12h por dia direto! Isto é doença. Agora, se vc consegue se controlar, não há problema algum em jogar. Eu não gasto dinheiro jogando. Tenho em mente que nunca serei top. Mas esse nem é meu objetivo. Meu objetivo é passar o tempo qdo não tem mais nada de interessante pra fazer. Agora com certeza eu não deixo jamais de sair ou me “socializar” para ficar jogando. Já foi o tempo. Também seja por causa da idade… Abraço.

  • Tartaruga

    Já joguei Travian em 3 servidores e já tive 15 aldedias em um único server, nunca fiquei afastado de minha família ou de meu trabalho por issomas, você sempre fica pensando ” o que será que esta acontecendo em minha conta ? ” e digo para vocês : Quem diz ter um domínio sobre o jogo é porquê já esta vicíado e ainda não percebeu . Nâo aprovo nem reprovo quem joga só aconselho para que tenham cuidado com qualquer tipo de vício pois tudo o que é em demasía é ruím .

  • Tartaruga

    Já joguei Travian em 3 servidores e já tive 15 aldeias em um único server, nunca fiquei afastado de minha família ou de meu trabalho por isso , mas, você sempre fica pensando ” o que será que esta acontecendo em minha conta ? ” e digo para vocês : Quem diz ter um domínio sobre o jogo é porquê já esta vicíado e ainda não percebeu . Nâo aprovo nem reprovo quem joga só aconselho para que tenham cuidado com qualquer tipo de vício pois tudo o que é em demasía é ruím .

    • João

      Claro, igual você ter controle sob a forma de gastar seu dinheiro todo mês e guardar uma quantia. Se você guarda “X” todo mês então você está viciado e também “ainda não percebeu”.
      hahaha

  • Guilherme

    Kkk… eu já ia me cadastrar, e só digitei no Google: Travian só pra ver algumas dicaas de início, e vi isso, desisiti. Mas nem todos os jogos grátis tem que gastar dinheiro, tem uns que são totalmente gratuitos.

  • Jéssica

    Olá! Gostei muito da sua matéria. Encontrei-a pensando no meu vpicio em Legend Online. Quero me “desviciar” de jogos online, não gasto dinheiro com jogos, mas perco muito tempo.
    Tenho 17 anos e não faço nada da vida, espero que esse ano mude, pois ficar o tempo todo em casa é crucificante! Tento fazer outras coisas mas acaba que depois de uns dias volto a jogar. Me diga, qual foi sua técnica para os momentos que você não tinha nada o que fazer e dava vontade de jogar? Tentei pegar jogos que não tivessem níveis e tal, nem fazer contas, mas não quero mais substituir um vício com outro… Pode me ajudar?

    • Olá Jéssica,
      Claro que posso te ajudar sim. Primeiro, tente trocar os jogos por algo que atraia sua atenção, e ao mesmo tempo não a deixe viciada.

      Já tentou praticar qualquer esporte ? Isso ajuda e muito.

      Vou entrar em contato com você por email.

    • João

      Vai trabalhar, estudar.
      Falta de vergonha 17 anos coçando o dia inteiro rs

  • Ai ai viu

    Eles desenvolvem os jogos como um negócio, não como serviço de caridade pros outros se divertirem e pro mundo ser melhor haha, brasileiro quer tudo de graça e acha que as pessoas tem que oferecer isso pra eles.

    Jogos são desenvolvidos pra gerar LUCRO pra empresa, que investiu tempo, pessoal, recursos e midia pra eles chegarem aos jogadores. Em todos os jogos online, sem exceção de nenhum, quem gasta mais dinheiro vai estar no topo e ser melhor do que os outros.

    Afinal de contas, o objetivo é o lucro, como eu já disse, por razões óbvias eles nao estão muito preocupados com a sua diversão e nem com o mundo dos Ursinhos Carinhosos e do Coração Gelado.

    • João

      Claro né colega então por causa disso você vai virar um “maniaco” viciado vai vender a alma pra jogar

  • Erick

    Eu sempre gostei de jogar travian pleo motivo de conhecer novas pessoas, nunca fui um jogador top 10 o maximo que cheguei foi ser top 500 kkkkk, estou tentando largar mas é muito dificil

    • Brittes

      Eu acho que o jogo é bom, e é isso mesmo tem que gastar dinheiro para ser mais top eu ja gastei muito fui top em dois servidores dividindo minha conta e assim os gastos, o que eu acho tosco são os investimentos para esses racks(que jogam sozim e o player não faz porra eu esqueci o nome que se dava) ae é desleal eles tinham que melhorar isso do contrario é um jogo como qualquer outro que foi feito para prender sua atenção o maximo possivel e que você faça investimento neles.

  • Saudações. Tudo o que você escreveu é bastante coerente, Rafael, mas discordo em alguns pontos. Eu jogo Travian por diversão e posso não ser o melhor, mas também não sou nenhum fracote que vive sendo “farmado” (estou na posição 324 no servidor que jogo atualmente, e isso porque comecei 1 mês atrasado). Não uso scripts (tenho receio de ser banido) e compro ouro esporadicamente, nada que comprometa meu orçamento. Acho o Travian um jogo bem divertido, mas não aconselho para quem tem propensão a desenvolver esse “perfil viciado”.

  • Mauricio

    cara sinceramente se mate veio na boa tenho varios amigos que jogam travian ja foram tops e talz nunca NUNCA acordaram de madrugada porq todos trabalham e tem familia eu por exemplo trabalho e jogo travian ( nao sou top comecei faz pouco tempo no serve ) cara eu nao acordo de madrugada nem nada eu simplismente faço oque tenho que fazer. 10h da noite to indo durmi acordo as 6:30 as 7h entro no travian e fico olhando de vez em quando o travian no trabalho nao precisa ser viciado para poder ser foda isso é mito so que agora gastar dinheiro com travian é sacanagem mano na boa -.- serio mesmo eu perdi meu tempo lendo tudo isso voce nao tem vida social porq nao quer porq eu ja joguei varios VARIOS jogos deste tipo e tbm de outros generos e isso nao tiro minha vida social conheci mtos amigos pelo jogo? SIM mais nao larguei os da vida real que estavam sempre comigo acho que oque tu falo ai foi tudo uma asneira porq meu caro amigo, so pessoas de baixa auto estima ou com mta falta de kct da mae fazem isso que tu fez de ficar o dia inteiro no pc jogando travian se matando porq pqp meu pai me quebra os dente se eu fizer isso…mais serio mesmo ainda bem que tu paro de jogar vei agora so cata um trampo da horinha ganha teu dinheiro e vai curti a vida mano, uma vida nao cabe em um monitor

  • Dante

    depoimento de um nerd que nunca ganho no jogo e agora fala mal DO jogo.

  • Roberto

    Cara, seu depoimento realmente é muito interessante. Eu jogava um jogo online e já fiquei vários dias sem dormir pra defender ajudar a defender meus amigos, teve um dia que fui fazer uma prova na faculdade e não sabia nem o que eu estava escrevendo de tanto sono. kkkk
    Quando o jogo começa a prejudicar a vida pessoal a melhor coisa é parar.

    • eu também já joguei 24 sobre 24 horas sem dormir…ate que meu pc agora me apaga tudo e tenho 3 pc,!sabe o que pode ser?

  • Athina

    Bem, Travian é pra muita gente um jeito ocupar tempos livres… Aí vc faz novos amigos e muita gente não sai porque é bem mais valorizada como jogador do que como pessoa ou seja, alimenta o seu ego. Quem está há mais tempo e já é lider de setor ou ally, sente-se responsabilizado pelos jogadores do costume que se tornam verdadeiros amigos, melhores do que os do dia-a-dia… O bom mesmo é quando vc conhece pessoalmente alguns jogadores… Aí esquece, o vicio irá perdurar até que o travian nos separe… =) O melhor pra esquecer o vicio é cortar a net! kkkk Eu já fiquei um tempo sem jogar mas enfim… Acabo por voltar em uma ou outra conta…

  • Carlos

    Amigo rsrsrs, me identifiquei com tudo isso dai que vc falou, estou lendo agora em 2013 depois de jogar desde 2005, atualmente estou parando de jogar em 2 servers e agora parei rsrsrs não quero mais saber disso, perda de tempo, dinheiro, sono, sou um cara top no travian daqueles que tem 500k bb, 30k CT, 3k catas nivel 20 no ferreiro rsrsrs, já joguei torneios mundiais, brx vários, ptx, e por ai vai, acordo na madruga como agora por ex… 3:00 da manhã rsrsrsrs, atualmente estou identificando problemas relacionados a faculdade mesmo, más isso não está certo, obrigado por postar isso para os players, grande abraço.
    ATT
    CR.

    • Carlos Medeiros

      Bem por ai mesmo viu Patricia, quero minha vida de volta.

      • Carlos Medeiros

        rsrsrsrsrs.

  • Renan Marcel

    mano fui viciado tbm, joguei de 2007 até 2011, tdo q vc disse éh vdd, passei noites acordado, perdi dinheiro, perdi muitas coisas com esse jogo, a unica coisa boa foi os amigos q fiz q hj ja naum sei como estão, mas sinto falta do jogo ate hj, o q me impede de voltar éh o medo de viciar de novo, pois hj sou casado e tenho uma responsa a mais ai fica dificil…. mas seria bom se todos lessem esse seu texto! abraço…

  • denis

    to perdendo tempo lendo isso aqui ja poderia ter colocado algumas tropas no forno enquanto isso hehehhehe

  • Breno Silva

    Cara concordo com vc mas eu já joguei 2 vezes no travian antigo na primeira vez desisti logo pois não tinha paciência uma coisa fundamental para o Travian, mas na segunda vez consegui montar uma grande estrategia que apendi e só comprei ouro 2 vezes e no final fiquei entre o TOP 5 minha ally era a primeira e conseguimos a uma das Maravilhas do mundo. e nunca fiquei acordando de madrugada e nem deixei de viver pelo contrario. O jogo basta ter paciência e saber montar uma boa estrategia 😀

    • Carlos

      Amigo desde que a versão nova surgiu eu jogava a mesma rsrsrs, o que eu ganhava no leilão era só pra clube dourado, sou muito ancioso amigo, então gastava sim grana pra ter gold no travian, qdo começava a jogar 10k gold era pouco…..neste momento da minha vida casado, 2 faculdade, trabalho, o travian só me atrapalhava mesmo.

      Grande abraço amigo.

    • Carlos

      A experiência em coordenar é realmente muito bacana, ganhar o server é muito prazeroso principalmente quando vc está na liderança da ally, más, pra mim estava atrapalhando mesmo, consegui parar más a vontade de voltar é tensa kakakakakaka….. pena que nesse momento estaria me atrapalhando mesmo.

  • Concordo com cada palavra sua cara… sou do tempo server Speed 3x era novidade…
    quando comecei eu entrava 1x por dia, logo virei farm, fui catapultado. Mas como sou uma pessoa competitiva eu continuei… no outro servidor eu ja estava mais esperto e com o tempo fui evoluindo… Até que dividi conta com um amigo que colocava gold, a jogabilidade melhorou D+… a conta subia voando e quando eu comparava com a dos outros caras que eram antigos amigos de aliança eu logo percebia que estava mto superior… porém eu tinha consciência que prego que se destaca logo é martelado… então comecei a acordar 8 da manha e jogar das 08:00 as 00:00…
    essa foi minha primeira conta, o nick era Liu-Kang, sempre joguei no Speed.
    atualmente jogo no Travian Tournament 2013 com o nick Dark Passenger… esse sera meu ultimo server. ja parei outras vezes porém eram sempre por algum motivo especifico, eu nunca quis parar realmente, mas dessa vez eu já não quero mais, até por uma experiencia pessoal que tive.
    Concluo minha resposta ao que você disse reafirmando que sem gold, e sem sacrificar tempo você nunca sera Top 20 de nada, e se vc resolver ser top 20, você não vai ganhar nada com isso… jogo frustrante demais.

  • Kaka

    Preciso comentar tbm, é fato que o jogo vicia, pois a princípio vc tem que estar on-line diariamente, independente se é dia de semana ou FDS. Quem joga IO (Impéria Online), ou compra Diamantes, ou deseja arduamente comprar. É fato também que os melhores compram Diamantes,porque, além de ser parte do jogo,obter diamantes comprados fazem parte das tarefas e quem não compra naum está jogando o game na sua totalidade. Entaum é fato os fatores : Vício + gasto. Compras pela internet viciam especialmente quando o produto chega eficientemente na hora da compra. Perda de tempo é fato pois se é necessário estar online todo dia a fio (faz parte das missões) entaum mesmo que naum esteja com vontade de jogar neste dia, vc terá que entrar no jogo obrigatóriamente. Amizades? Falso, fora daquele ambiente ninguém se importa com vc. Status? Verdadeiro, embora virtual, uma grande batalha ou insigneas são acompanhadas por elogios de membros.Realidade? Falso, vc pode ser uma personalidade excepcionamente respeitada no jogo e completar seu ego que por vezes é destruído na vida pessoal do seu ambiente REAL, ou seja (uma chance de ser alguem no jogo) uma vez que naum é visto com esse respeito na vida Real. Agressividade? Verdadeiro, o gamer encontra no ambiente virtual uma forma livre de descarregar sua agressividade sem danos a si proprio, mas inconcientemente, leva essa agressividade para fora do virtual. Esse pessoal que reclamam chingando ja se encontram afetados pelo vicio do jogo. Esse blog me parece ser para pessoas que se sentem prejudicadas de alguma forma pelo seu contato com esses jogos. Quem está feliz com o jogo estaria lá jogando agora e naum perderia tempo em defender essas poderosas empresas de consumo virtual, até mesmo porque elas possuem advogados magníficos para se defender se preciso, pagos é claro com o dinheiro dos seus clientes jogadores.

  • elias

    cara concordo 100% com vc
    ainda mais quando nessa server 2013 acusaram vc de nao ter pago algo q vc não compro
    tudo armação
    tem coisa ai hein

  • Leandro Almeida

    Concordo com vc cara. acho q vou parar de jogar esses jogos online..

  • Nargoth

    Ae galera… joguei 3 Br3… até que caí na real que estava prejudicando minha vida… aí forcei minha parada… tenho saudades, mas não volto mais…

    • Carlos

      Boa sorte pra vc amigo, bons jogos.

  • As melhores palavras são aquelas que continuam valendo com o passar do tempo. Parabéns pela coragem de assumir e perceber isso. A grande armadilha nem é perder dinheiro, porque tem gente que nunca vai gastar um centavo com jogos online e outras tem tanto dinheiro que podem gastar o quanto quiserem que não vai lhes fazer falta. Muito pior é o tempo que se perde e que não volta. Quando você começa a perceber seus amigos falando de filmes que você não viu, de livros que você não leu, de lugares que você não foi conhecer, aquela guitarra ou violão lá encostados num canto, você percebe que o vicio roubou uma parte da sua vida e que já não dá pra correr atrás disso, aí você vai se sentindo cada vez mais diferente e vai se isolando e acaba voltando pros jogos com força total. Aí até aquele cara que disse que nunca ia gastar um centavo começa a gastar um pouco, porque a partir daí a vida dele são os jogos e o trabalho e os filhos dele já vão seguindo pelo mesmo caminho da ignorância e do tempo perdido.

  • Leonardo

    rs, cara,muito massa seu blog! Eu nunca fui TOP mas era muito respeitado no jogo. Joguei vários anos e me dediquei ao br7. Deixei de jogar travian por causa das trapalhadas dos multihunters e das traições dos jogadores. Mesmo sendo um jogo, eu levava a sério e o que eu sou na vida real eu era no jogo também. Muitos jogadores, no entanto, são uma coisa na vida real e no jogo são totalmente diferentes: traidores, falsos e mentirosos. Quem joga travian sabe do que eu estou falando. Se não fosse por isso eu continuaria jogando. Entendo o risco de ficar viciado e acho que cada um sabe até onde consegue ir. Se vc notou que estava viciado fez bem em deixar o jogo e tá de parabéns!

    Gosto muito de xadrez e vou visitar o site que vc sugeriu. Abraço!

  • nei

    Na joguei muito, parei de jogar por dois anos por promessa(quebrei e voltei a jogar)
    Acho muito viciante, já perdi as contas das brigas com a mulher, de ficar hibernando dentro de casa pra jogar, já joguei na madrugada, mais nunca coloquei relógio pra me acordar, concordo em gênero número é gral com tudo q falou.
    Só comprei ouro poucas vezes por ter crédito no celular, nunca paguei boletos ou online,
    Mais pra tudo q se faz, seja jogo ou não se perde tempo, mesmo no travian o tempo perdido pode compensar, tenho um amigo q divide as contas q jogamos q é mais que um irmão, então esse tempo q perdi valeu a pena, pois pude fazer uma amizade incrível com alguém q só conheço através do jogo.
    A partir do momento q se torna vício é complicado, pois foge ao controle.
    Também jogo xadrez, sou um jogador de nível médio, já ganhei de jogadores muito bons(Joara chaves) quando era campeã brasileira, entre outros jogadores fortes,
    Xadrez é o jogo q mais gosto na vida, é incomparável com todos os outros, mais mesmo assim continuo jogando travian, sei q é perca de tempo, mais é algo q me dá prazer.
    Aconselho a quem joga a parar se possível.
    No xadrez tem alguns torneios q joguei, basta procurar por VALDINEI FIALHO, vai aparecer alguns q ganhei,
    No travian nunca fui top, mais me considero um dos mais inteligentes.

  • Guilherme Oliveira

    Estava fazendo uma pesquisa por jogos de browser para um trabalho e achei essa página com o seu relato.
    Parabéns para você que reconheceu o seu problema, isso não é das tarefas mais fáceis.
    Por mais que possamos catalogar como viciados, aqueles que abusam além da conta de alguma coisa, seja ela lá o que for, alguns vícios são mais fáceis de se livrar do que outros. Felizmente, vício em algum jogo eletrônico, ma parece mais fácil de se livrar do que o vício em cigarro, por exemplo. Mas é necessário estar sempre observando para não cometer o mesmo erro novamente.
    Quanto ao Travian, também joguei lá por um tempo, porque sempre me amarrei nesse tipo de jogo na linha do Age of Empires, Settlers e etc… Mas diferente desses, que você simplesmente salva, fecha o jogo e continua outra hora, percebi que o Travian demandava muito tempo. A partir de certo ponto, precisa estar constantemente conectado, ou dividir a conta com outras pessoas para que a coisa pudesse andar, porque se não é esmagamento certo.
    Como estava chato ter que dedicar tanto tempo ao jogo, deixei pra lá.
    Vira e mexe, recebo alguma mensagem deles sobre a conta, tentei jogar de novo, mas acabei desistindo após avançar alguns níveis.

  • Tony

    Genеralmente es dificil ver textos correctamente expresadoѕ, por lo quе me alegro de
    felicitarte.Sіgue as

  • Luíza

    Já tentei jogar travian mas me atacaram logo de início e levaram tudo, aí desisti. Eu também já fui de procrastinar muitas coisas por jogo, ainda faço, é muito difícil dizer não…

  • will

    Cara, na verdade pelo que você contou o fato de perder festa e etc, é questão do teu caracter em ser um anti-social depressivo pelo jeito, procura ajuda, não é culpa do jogo mais sim sua, com certeza agora voce esta viciado em outro jogo ;D

  • ate concordo com alguns hj em dia o tanto de negada que tah ai roubando matando extrupando o mlk tah so la na dele viciado no joguinho entao blz…

  • João

    Um dos textos mais edificantes que já li este ano! Parabéns! Realmente, é melhor ler um livro, investir tempo em algo melhor. 😀

  • hiller

    Jogo há cinco anos, gasto 300 por mes em $. não tenho vida social, sem mulher ou filhos. E não sou viciado!
    hauhauhauhauhauauhauahuaha!
    comédia…

    Mas falando sério, o jogo requer uma certa dedicação, como qualquer outro jogo se você quer se destacar.

    Algumas regras que sempre utilizei e surtiram efeito:
    Dedicar no começo com tropas, e começar a farmar indiscriminadamente e sem dó.

    Depois de limpar seu quadrante, uma ally grande te chama pra jogar.

    Uma vez, lá. vc já tem amigos suficiente para dormir tranquilo, ter vida social, bater punheta, namorar etc. Pois quem é o doido de te atacar? daí é só gerenciar recursos e fazer tropas…
    se tiver 2 sitters.

    Agora, para ser TOP 10 só sendo xarope mesmo, pois tem uns caras que gastam rios de $ e não tem vida social(era você então?? hauhauhaua)

    Sempre que joguei travian, era respeitado por muitos, até por allys inimigas, pois sabia coordenar ataques, pegar os caras de surpresa!

    Esses servers novos nao sei, mas os antigos era os melhores, embora, tinha maracutaia… Uma vez fui penalizado (tiraram meus celeiros da crop) porque dei risada de um ataque que fiz…

    Quem joga certinho e não queima muito $ os caras boicotavam….
    pois eu farmava muito, então 25% e evoluir recursos nem é tao interessante quando vc farma os outros.
    O resto é matemática: 50% pra tropas 30% pra upar campos de cereal 20% pra upar a aldeia, E sem pressa.
    porque depois é só juntar pontos de cultura chefe e roubar aldeias evoluidas! e os caras queimaram gold pra levantar! huahuaha

  • Henrique

    cara, concordo que vicio não é bom, e obviamente que quem gasta é melhor,
    Mas tem uma coisa errada por exemplo:
    jogo ikariam e gladiatus, no gladiatus ja gastei mas bem pouco somente pelo fato de eu ter 1 hr por dia pra jogar e não ficar mto pra tras pois seria muuuuuito msm, mas o ikariam eu nunca gastei nem um centavo, evoluo devagar, mas sou forte, tenho um grande exercito tanto terrestre qnt naval, e não sofro ataques, pelo contrario, até chego a “farmar” de vez em qnd kkkkkk
    e no gladiatus foi comprovado e se vc analisar beem que, se vc jogar sem gastar vc será bem mais forte pois vc tem mais tempo de raciocinio e lucra mais pois o jogo te propoem praticamente um nivel otimo ou skills excelentes, um camarada meu do jogo mesmo joga sem e eu no lvl 31 (na nova conta) e ele no 20, tem as skills bem mais fortes, o problema é que o pessoal não sabe jogar e quer recorrer aos recursos externos mas com a sabedoria de jogo vc consegue ser bem mais forte =D

  • samuca

    Clash of clans e melhor nao e?

  • rosas

    eu já joguei tribos e do género..e outros jogos 24 horas on linm

  • tenho 3 pc e os jogos agora onde jogo tudo se apaga!sabem porque isso aconte-se?

  • robert

    Mano ta de sacanagem, gasto dinheiro bebendo, pagando imposto pra politico roubar, pra tudo, e nao posso gastar um pouquinho no travian… vicio é normal jogo travian desde o primeiro servidor que teve no brasil… e nem por isso sou viciado, as vezes fico uns anos sem jogar depois volto…tempo mano eu ja madruguei sim, mas agora nao mais faço isso… e nunca perdi um natal, ano novo e carnaval… acho que vc nao obteve o queria e por isso ficou decepcionado, ai culpa o travian… algumas das fundamentaçoes sao fracas, posso discutir uma por uma, mais na verdade o problemas era vc e nao o travian…

  • robert

    e outra me formei na faculdade e no trabalho to super bem sem problemas com o travian…

  • Gastar dinheiro pra quer eu nao gasto e outra se minha aldeia for atacada eu nao vou me importar o que acontece?