Tunneling com Tsocks

network

Este post é um complemento de Tunneling: Passe por bloqueios de proxy ou de firewall com Socks

Porque usar Tsocks e não somente o socks ?

O Tsocks pode ser usado “por baixo” de qualquer programa e você não precisa ficar editando as configurações para informar o endereço de conexão socks. Permite também que você passe pelos bloqueios da rede, e assista videos do youtube por exemplo, coisa que não dá pra ser feito pelo tunneling convencional, devido conexão entre o player e o navegador cliente.

Tsocks redireciona todas as portas de comunicação para a sua conexão socks. Sendo assim, com ele você pode executar programas como mensageiros, navegadores e até jogos.

Lembrando que para utiliza-lo você precisa estabelecer uma conexão socks. Veja mais detalhes aqui.

Instalando o Tsocks:

(No ubuntu): sudo aptitude install tsocks
Ou pelo site http://tsocks.sourceforge.net/download.php

Configurando:

Apague todo conteudo do arquivo /etc/tsocks.conf e insira somente as seguintes linhas:
server = 127.0.0.1
server_type = 5
server_port = 8989

Onde server será sempre 127.0.0.1, máquina que roda o tsocks. Server_type refere-se a versão do socks, neste caso, usamos a versão 5. Server_port é o parâmetro mais importante. Ao estabelecer a conexão SSH, a porta informada deve ser a mesma que server_port.
(No exemplo:  ssh -D 8989 [email protected])

Rodando:

Primeiro, certifique-se que o socks está estabelecido (Mais informações aqui). Feito isso, basta executar o comando no terminal:

tsocks firefox

OBS: Antes de executar o tsocks certifique-se que não há outro processo do firefox aberto. (Ou do programa que você pretende executar)

Faça uns teste em sites do tipo: meuip.com.br para verificar se está funcionando.Você pode executar o tsocks com qualquer programa.

Encerrando:

Basta fechar o programa que roda com o tsocks e fechar a conexão SSH (socks).

—-

Bom proveito ! 🙂


Share