O QR Code é uma matriz ou um código de barras bi-dimencional, cujo código pode ser interpretado rapidamente. É bastante utilizado no Japão. Através um programa de computador, ou até mesmo um aplicativo para celular, é possível de decifrar o codigo QR, até mesmo uma camera VGA de baixa resolução para capturar a imagem.
No Brasil, o primeiro anúncio publicitário a utilizar o código QR foi publicado pela Fast Shop em dezembro de 2007. Mais tarde a Nova Schin publicou um anúncio com o código em junho de 2008 e a Claro fez uma campanha utilizando o Código QR em novembro de 2008.
Bastante utilizado no ramo publicitário, principalmente pela curiosidade que a imagem propõe, a tecnologia está cada vez mais presente no mercado.
Capacidade de Armazenamento:
- Numérica – Max. 7.089 caracteres
- Alfanumerica – Max. 4.296 caracteres
- Binário (8 bits) – Max. 2.953 bytes
A facilidade na distribuição de informação é incrível, pois ao invés de digitar a informação, basta apenas tirar uma foto da imagem do código e através de um software é possível extrair os dados.
Conforme no exemplo, mercados de todo o japão já integraram o QR Code, em seus produtos. Diferente do código de barras tradicional, a leitura é mais rápida e é possível passar mais informações, como preço, data de validade e lote, por exemplo.
No cheeseburguer, o QR Code carrega informações como nome da loja, endereço, telefone, site e outras possíveis informações.
Muito em breve teremos vários anúncios publicitários no Brasil, utilizando o QR Code, para as mais variadas utilidades. A Tecnologia também nos permite carregar nossas informações ”impressas’, ou seja podemos gerar um código com uma informação qualquer, e depois imprimi-lo. Para recuperar a informação, basta utilizar um scanner ou somente fotografar a imagem, e através de um software específico extrair os dados novamente.
Não somente no ramo publicitário, programas de televisão já estão implementando o código. O que diz esta matéria no site do O Globo Tecnologia, onde durante a exibição do Multi Show, um QR Code seria mostrado e quando lido pelo celular direciona o usuário para um conteúdo adicional (texto, fotos, vídeos ou sites ).
Devido o seu desempenho, o QR Code também está sendo utilizado nos Crachás das empresas. Carregando todas as informações necessárias, qualquer computador ou roleta habilitada, pode capturar e salvar os dados do QR Code.
Nos próximos POSTs explicarei como gerar um QR Code, e logicamente fazer a leitura.
=)
Pingback: QR Code: Faça a leitura pelo seu celular | Rafael Biriba Blog()
Pingback: QR Code: Gere com o Kaywa | Rafael Biriba Blog()
Pingback: QR Code: Faça a leitura pelo seu celular | Planeta Globo.com()